Perguntas Frequentes
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Aplicações
O que é uma Unidade de Execução?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Refere-se à execução de uma unidade curricular num determinado período lectivo, quando associada a um plano curricular de um curso.
Por exemplo, a unidade curricular “Introdução à Informática”, no “1.º semestre”, do “1.º ano curricular” da “Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática”, do ano lectivo 2012/2013.
-
-
- Consulte aqui o glossário do Iscte.
-
O que é uma Unidade de Curricular?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Segundo o DL n.º 74/2006, é uma unidade de ensino com objectivos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final.
-
-
- Consulte aqui o glossário do Iscte.
-
App Móvel
O que é uma Unidade de Execução?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Refere-se à execução de uma unidade curricular num determinado período lectivo, quando associada a um plano curricular de um curso.
Por exemplo, a unidade curricular “Introdução à Informática”, no “1.º semestre”, do “1.º ano curricular” da “Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática”, do ano lectivo 2012/2013.
-
-
- Consulte aqui o glossário do Iscte.
-
O que é uma Unidade de Curricular?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Segundo o DL n.º 74/2006, é uma unidade de ensino com objectivos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final.
-
-
- Consulte aqui o glossário do Iscte.
-
O que é uma Unidade de Competência?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Denominação utilizada quando uma unidade de ensino é criada no sistema Fénix, ancorada numa área científica e sem integrar, ainda, qualquer plano curricular de um curso.
Quando é associada a um plano curricular de um curso toma a designação de unidade curricular.
Consulte aqui o glossário do Iscte.
Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.
b-on
Editoras b-on
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
No serviço b-on o que são conteúdos "all for all" e "some for some"?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Os conteúdos “all for all” são conteúdos gerais de subscrição obrigatória. Ou seja, conteúdos comuns a todos os membros b-on. São dois os conjuntos de conteúdos gerais disponibilizados, um para as instituições de investigação e do ensino superior e o outro para os hospitais.
A b-on também disponibiliza conteúdos de subscrição facultativa, em regime de “Some for Some“, apenas para as instituições que quiseram subscrevê-los e com custos associados.
Como posso aceder aos conteúdos da b-on?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
-
- O acesso aos conteúdos é feito a partir de qualquer computador ligado à internet e cujo endereço IP pertença à rede b-on.
- Este acesso pode ser realizado a partir do serviço de pesquisa da b-on , dos sites dos editores ou através de qualquer motor de pesquisa.
- Veja aqui como aceder à b-on a partir de casa.
Ciência Iscte
Editoras b-on
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
No serviço b-on o que são conteúdos "all for all" e "some for some"?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Os conteúdos “all for all” são conteúdos gerais de subscrição obrigatória. Ou seja, conteúdos comuns a todos os membros b-on. São dois os conjuntos de conteúdos gerais disponibilizados, um para as instituições de investigação e do ensino superior e o outro para os hospitais.
A b-on também disponibiliza conteúdos de subscrição facultativa, em regime de “Some for Some“, apenas para as instituições que quiseram subscrevê-los e com custos associados.
Como posso aceder aos conteúdos da b-on?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
-
- O acesso aos conteúdos é feito a partir de qualquer computador ligado à internet e cujo endereço IP pertença à rede b-on.
- Este acesso pode ser realizado a partir do serviço de pesquisa da b-on , dos sites dos editores ou através de qualquer motor de pesquisa.
- Veja aqui como aceder à b-on a partir de casa.
Conta de Utilizador
Como posso recuperar a palavra-passe na Okta?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Se já é membro da comunidade do Iscte (trabalhador ou estudante), executar os seguintes passos:
- Aceder a https://login.iscte-iul.pt/.
- Introduzir o nome de utilizador do Iscte (por exemplo xxnes@iscte-iul.pt) e carregar em “Próximo“.
- Clicar em “Esqueceu sua senha?“.
- Selecionar a opção “E-mail”, para receber um email de recuperação de palavra-passe no email pessoal.
Nota: O método “Telefone” encontra-se temporariamente indisponível.
- Carregar no botão “Enviar e-mail“.
- Aceder à conta de correio eletrónico pessoal (que estiver adicionado na Okta).
- Irá receber um e-mail automático no seu endereço email pessoal do endereço <noreply.login@iscte-iul.pt>, onde deverá clicar no botão “Redefinir senha“.
Atenção: O link para redefinir a senha é válido por apenas 5 minutos.
Caso o link para redefinir a senha não funcione, pode introduzir o código de verificação indicado no email que recebeu.
- Será aberta uma nova janela do login.iscte-iul.pt no navegador predefinido. Efetuar imediatamente a alteração da palavra-passe e depois clicar no botão “Redefinir senha“.
Não consigo definir uma palavra-passe para a minha conta do Iscte
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Dado o grau de criticidade necessário, para se obter uma password de qualidade, todas as passwords definidas para o acesso a múltiplos serviços do Iscte devem cumprir algumas premissas:
- Conter no mínimo 10 carateres
- Conter obrigatoriamente carateres distintos de, pelo menos, três das quatro categorias seguintes:
- Caracter maiúsculo não acentuado (‘A’ a ‘Z’)
- Caracter minúsculo não acentuado (‘a’ a ‘z’)
- Algarismo (0 a 9)
- Caracter especial ou não alfabético (ex: !, $, #)
- Não deve conter carateres considerados ilegais:
- ;
- ,
- ’’
- ’
- %
- *
- Não pode ser igual às suas últimas 4 senhas
- Não deve conter o nome-de-utilizador (vulgo login)
- Não deve conter os nomes usados, excluindo partículas com menos de três caracteres
Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.
Colaboração e Conhecimento
Como desinstalar Microsoft 365 ou Office?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Desinstalar Microsoft 365 ou Office do Painel de Controlo
- Pressione a tecla com o logótipo do Windows (ou clique na barra de pesquisa da barra de tarefas) e digite Painel de Controlo. Em seguida, selecione Painel de Controlo nos resultados apresentados.

2. Aceda a Programas > Programas e Funcionalidades


3. Localize o produto Microsoft 365, selecione-o e clique em Desinstalar.
(Caso tenha instalado as aplicações do Microsoft 365 como parte de um pacote, como Office Casa e Estudantes, Microsoft 365 ou Microsoft Office 201X, procure pelo nome do pacote.)

4. Siga as instruções apresentadas para concluir a desinstalação e reinicie o dispositivo.
Para reinstalar o Microsoft 365, consulte a nossa página Office 365 – Iscte-SIIC ou Instalar ou reinstalar o Office num PC – Suporte Microsoft.
Como agendar um Webinar?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação: O serviço Colibri fornece a possibilidade de requisição de Webinars. Este serviço encontra-se disponível através de uma requisição para as instituições aderentes à RCTS (Rede Ciência Tecnologia e Sociedade).
Informação adicional:
-
- A componente do serviço Webinar é dedicada a eventos online dirigidos para grandes audiências, pelo que deverá ser apenas solicitado para eventos, que tenham como requisito um mínimo de 300 participantes.
- O licenciamento atual permite uma lotação máxima de 1000 participantes em cada webinar.
- As requisições do serviço webinar devem ser realizadas com dois dias úteis de antecedência (48 horas) .
- Os pedidos encontram-se sujeitos a uma análise e aprovação da equipa de suporte da FCCN e as reservas poderão ser condicionadas pela tipologia do evento, disponibilidade de licenciamento e/ou reservas previamente agendadas.
Quanto tempo fica disponível a minha gravação na cloud?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
-
- Através do serviço Colibri é possível gravar as reuniões Zoom na Cloud.
- Estas gravações ficam disponíveis para consulta e download até 30 dias após a data de gravação.
- As gravações podem ser consultadas e geridas na página de gravações Zoom
- Para evitar perder a sua gravação, transfira para o Educast.
Correio Eletrónico
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade Iscte-IUL
O serviço de correio eletrónico do Iscte é suportado pela plataforma Office 365 e está disponível para toda a comunidade acadêmica.
-
- Acesso ao Email: Pode aceder ao seu email institucional através do Outlook Web. Utilize suas credenciais do Iscte (por exemplo, xxnes@iscte-iul.pt) para fazer login.
- Configuração Inicial: Na primeira vez que aceder, será necessário definir o fuso horário (UTC) Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres e o idioma (português de Portugal).
- Clientes de Email: O serviço é compatível com diversos clientes de email, incluindo Outlook para Windows, MacOS e dispositivos móveis.
Aceda à página da sua conta de email no Iscte em https://mail.iscte-iul.pt.
Consulte o suporte do Outlook para:
Conta do Iscte
Como posso recuperar a palavra-passe na Okta?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Se já é membro da comunidade do Iscte (trabalhador ou estudante), executar os seguintes passos:
- Aceder a https://login.iscte-iul.pt/.
- Introduzir o nome de utilizador do Iscte (por exemplo xxnes@iscte-iul.pt) e carregar em “Próximo“.
- Clicar em “Esqueceu sua senha?“.
- Selecionar a opção “E-mail”, para receber um email de recuperação de palavra-passe no email pessoal.
Nota: O método “Telefone” encontra-se temporariamente indisponível.
- Carregar no botão “Enviar e-mail“.
- Aceder à conta de correio eletrónico pessoal (que estiver adicionado na Okta).
- Irá receber um e-mail automático no seu endereço email pessoal do endereço <noreply.login@iscte-iul.pt>, onde deverá clicar no botão “Redefinir senha“.
Atenção: O link para redefinir a senha é válido por apenas 5 minutos.
Caso o link para redefinir a senha não funcione, pode introduzir o código de verificação indicado no email que recebeu.
- Será aberta uma nova janela do login.iscte-iul.pt no navegador predefinido. Efetuar imediatamente a alteração da palavra-passe e depois clicar no botão “Redefinir senha“.
Não consigo definir uma palavra-passe para a minha conta do Iscte
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Dado o grau de criticidade necessário, para se obter uma password de qualidade, todas as passwords definidas para o acesso a múltiplos serviços do Iscte devem cumprir algumas premissas:
- Conter no mínimo 10 carateres
- Conter obrigatoriamente carateres distintos de, pelo menos, três das quatro categorias seguintes:
- Caracter maiúsculo não acentuado (‘A’ a ‘Z’)
- Caracter minúsculo não acentuado (‘a’ a ‘z’)
- Algarismo (0 a 9)
- Caracter especial ou não alfabético (ex: !, $, #)
- Não deve conter carateres considerados ilegais:
- ;
- ,
- ’’
- ’
- %
- *
- Não pode ser igual às suas últimas 4 senhas
- Não deve conter o nome-de-utilizador (vulgo login)
- Não deve conter os nomes usados, excluindo partículas com menos de três caracteres
Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.
Eventos
Como posso recuperar a palavra-passe na Okta?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Se já é membro da comunidade do Iscte (trabalhador ou estudante), executar os seguintes passos:
- Aceder a https://login.iscte-iul.pt/.
- Introduzir o nome de utilizador do Iscte (por exemplo xxnes@iscte-iul.pt) e carregar em “Próximo“.
- Clicar em “Esqueceu sua senha?“.
- Selecionar a opção “E-mail”, para receber um email de recuperação de palavra-passe no email pessoal.
Nota: O método “Telefone” encontra-se temporariamente indisponível.
- Carregar no botão “Enviar e-mail“.
- Aceder à conta de correio eletrónico pessoal (que estiver adicionado na Okta).
- Irá receber um e-mail automático no seu endereço email pessoal do endereço <noreply.login@iscte-iul.pt>, onde deverá clicar no botão “Redefinir senha“.
Atenção: O link para redefinir a senha é válido por apenas 5 minutos.
Caso o link para redefinir a senha não funcione, pode introduzir o código de verificação indicado no email que recebeu.
- Será aberta uma nova janela do login.iscte-iul.pt no navegador predefinido. Efetuar imediatamente a alteração da palavra-passe e depois clicar no botão “Redefinir senha“.
Não consigo definir uma palavra-passe para a minha conta do Iscte
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Dado o grau de criticidade necessário, para se obter uma password de qualidade, todas as passwords definidas para o acesso a múltiplos serviços do Iscte devem cumprir algumas premissas:
- Conter no mínimo 10 carateres
- Conter obrigatoriamente carateres distintos de, pelo menos, três das quatro categorias seguintes:
- Caracter maiúsculo não acentuado (‘A’ a ‘Z’)
- Caracter minúsculo não acentuado (‘a’ a ‘z’)
- Algarismo (0 a 9)
- Caracter especial ou não alfabético (ex: !, $, #)
- Não deve conter carateres considerados ilegais:
- ;
- ,
- ’’
- ’
- %
- *
- Não pode ser igual às suas últimas 4 senhas
- Não deve conter o nome-de-utilizador (vulgo login)
- Não deve conter os nomes usados, excluindo partículas com menos de três caracteres
Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.
Fénix +
O que é uma Unidade de Execução?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Refere-se à execução de uma unidade curricular num determinado período lectivo, quando associada a um plano curricular de um curso.
Por exemplo, a unidade curricular “Introdução à Informática”, no “1.º semestre”, do “1.º ano curricular” da “Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática”, do ano lectivo 2012/2013.
-
-
- Consulte aqui o glossário do Iscte.
-
O que é uma Unidade de Curricular?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Segundo o DL n.º 74/2006, é uma unidade de ensino com objectivos de formação próprios que é objecto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final.
-
-
- Consulte aqui o glossário do Iscte.
-
O que é uma Unidade de Competência?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Denominação utilizada quando uma unidade de ensino é criada no sistema Fénix, ancorada numa área científica e sem integrar, ainda, qualquer plano curricular de um curso.
Quando é associada a um plano curricular de um curso toma a designação de unidade curricular.
Consulte aqui o glossário do Iscte.
Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.
I-Meritus
Como posso recuperar a palavra-passe na Okta?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Se já é membro da comunidade do Iscte (trabalhador ou estudante), executar os seguintes passos:
- Aceder a https://login.iscte-iul.pt/.
- Introduzir o nome de utilizador do Iscte (por exemplo xxnes@iscte-iul.pt) e carregar em “Próximo“.
- Clicar em “Esqueceu sua senha?“.
- Selecionar a opção “E-mail”, para receber um email de recuperação de palavra-passe no email pessoal.
Nota: O método “Telefone” encontra-se temporariamente indisponível.
- Carregar no botão “Enviar e-mail“.
- Aceder à conta de correio eletrónico pessoal (que estiver adicionado na Okta).
- Irá receber um e-mail automático no seu endereço email pessoal do endereço <noreply.login@iscte-iul.pt>, onde deverá clicar no botão “Redefinir senha“.
Atenção: O link para redefinir a senha é válido por apenas 5 minutos.
Caso o link para redefinir a senha não funcione, pode introduzir o código de verificação indicado no email que recebeu.
- Será aberta uma nova janela do login.iscte-iul.pt no navegador predefinido. Efetuar imediatamente a alteração da palavra-passe e depois clicar no botão “Redefinir senha“.
Não consigo definir uma palavra-passe para a minha conta do Iscte
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Dado o grau de criticidade necessário, para se obter uma password de qualidade, todas as passwords definidas para o acesso a múltiplos serviços do Iscte devem cumprir algumas premissas:
- Conter no mínimo 10 carateres
- Conter obrigatoriamente carateres distintos de, pelo menos, três das quatro categorias seguintes:
- Caracter maiúsculo não acentuado (‘A’ a ‘Z’)
- Caracter minúsculo não acentuado (‘a’ a ‘z’)
- Algarismo (0 a 9)
- Caracter especial ou não alfabético (ex: !, $, #)
- Não deve conter carateres considerados ilegais:
- ;
- ,
- ’’
- ’
- %
- *
- Não pode ser igual às suas últimas 4 senhas
- Não deve conter o nome-de-utilizador (vulgo login)
- Não deve conter os nomes usados, excluindo partículas com menos de três caracteres
Se pretende obter informação detalhada, contacte-nos.
Impressão e Digitalização
Impressão e Digitalização
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Trabalhadores do Iscte-IUL
O serviço de impressão, fotocópia e digitalização é reservado aos trabalhadores do Iscte (docentes, investigadores e pessoal técnico).
A impressora “Iscte on printers.iul.intra” faz parte da instalação padrão dos computadores afetos a docentes, investigadores e técnicos do Iscte podendo, igualmente, ser instalada nos respetivos computadores pessoais.
-
- Onde posso imprimir, fotocopiar ou digitalizar documentos? Em todos os pontos de self-service espalhados pelo campus.
- Em cada ponto de self-service, existe uma impressora monocromática e uma multifuncional a cores. Ambas permitem agrafar os trabalhos.
- A autenticação nesses equipamentos é efetuada usando o cartão de identificação do Iscte, pessoal e intransmissível.
Saber + sobre o serviço de impressão e digitalização.
Erro na impressão - Windows Hello
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Para os utilizadores que configuraram a autenticação pelo PIN ou fingerprint – Windows Hello – e não conseguiram imprimir (erro 0x000006ba), devem seguir estes passos:
1. Abrir o menu “Impressoras e Scanners” usando, por exemplo, a caixa de pesquisa do Windows. Selecionar a impressora e carregar no botão “Remove” ou “Remover device”:

2. Estabelecer uma ligação ao servidor de impressão do Iscte, executando o comando \printers.iul.intra na caixa de pesquisa do Windows.

(Nota: Fora das instalações do Iscte, ligar a VPN antes de tentar estabelecer a ligação ao servidor de impressão do Iscte).
3. Irá aparecer uma janela de Segurança do Windows onde deverá introduzir as credenciais do Iscte. Para fazer isso corretamente, deverá carregar em “Mais opções” (ver a imagem abaixo):

E selecionar a opção “Utilizar uma conta diferente”:

Efetuar autenticação no servidor de impressão, introduzindo e memorizando as credenciais do Iscte (nome-de-utilizador e palavra-passe), na seguinte forma:
Nome de utilizador: Escrever “IULnome-de-utilizador” (por ex., IULxxnes)
Palavra-passe: Escrever a palavra-passe da conta do Iscte.

Após isso, carregar no botão “OK”.
4. Instalar o driver da impressora de rede “Iscte”, usando o botão direito do rato e escolhendo a opção “Ligar…” e aguardar que a instalação termine.


Que tipos de leitores RFID existem no Iscte?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
No Iscte existem 4 tipos de leitores RFID:
-
-
- Leitores do sistema de controlo de abertura de portas
Aplicados em todos os espaços comuns – auditórios, laboratórios, salas de aula, salas de reunião e salas de refeição. - Leitores do sistema de controlo de registo de assiduidade de estudantes
Aplicados em auditórios, laboratórios e salas de aula - Leitores do sistema de controlo de registo de assiduidade de trabalhadores não docentes
Um leitor na recpção de cada Edifício. - Leitores do sistema de impressão e digitalização
Aplicados/embutidos nos equipamentos do sistema de impressão e digitalização em regime self-service.
- Leitores do sistema de controlo de abertura de portas
-
Moodle
É possível criar grupos por CSV?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Docentes do Iscte
Ação: Sim. Dentro da UC, no menu em cima clicar “Mais”, selecione “Import groups and members”.

Dentro do ficheiro CSV, adicionar os grupos na coluna “group_name” e os nomes de utilizador na coluna “member_username”:

Arrastar (ou selecionar) o ficheiro CSV com os grupos no campo “Importar” e carregar no botão “Import groups and members” e a seguir “Continuar”.
Poderá descarregar um ficheiro .csv de exemplo aqui: exemplo_import_groups
Não consigo carregar ficheiros na UC no Moodle. O que faço?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Docente do Iscte
Ação: Certifique-se que ativou o modo de edição no canto superior direito:

Na página da UC no Moodle, os ficheiros devem ser adicionados criando uma atividade ou um recurso na secção “Disciplina” do menu horizontal:
Na atividade ou no recurso criado, arrastar o(s) ficheiro(s) no campo “Selecione os ficheiros” ou clicar no ícone da seta e selecionar os ficheiros.

Como posso extrair um ficheiro com todos os grupos de participantes no Moodle?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
É possível exportar um ficheiro excel ou um CSV com os grupos, basta para isso aceder à página da Unidade Curricular, e no menu Participantes selecionar Perspetiva global e carregar no botão abaixo Descarregar.
Online Learning
É possível criar grupos por CSV?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Docentes do Iscte
Ação: Sim. Dentro da UC, no menu em cima clicar “Mais”, selecione “Import groups and members”.

Dentro do ficheiro CSV, adicionar os grupos na coluna “group_name” e os nomes de utilizador na coluna “member_username”:

Arrastar (ou selecionar) o ficheiro CSV com os grupos no campo “Importar” e carregar no botão “Import groups and members” e a seguir “Continuar”.
Poderá descarregar um ficheiro .csv de exemplo aqui: exemplo_import_groups
Não consigo carregar ficheiros na UC no Moodle. O que faço?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Docente do Iscte
Ação: Certifique-se que ativou o modo de edição no canto superior direito:

Na página da UC no Moodle, os ficheiros devem ser adicionados criando uma atividade ou um recurso na secção “Disciplina” do menu horizontal:
Na atividade ou no recurso criado, arrastar o(s) ficheiro(s) no campo “Selecione os ficheiros” ou clicar no ícone da seta e selecionar os ficheiros.

Como posso extrair um ficheiro com todos os grupos de participantes no Moodle?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
É possível exportar um ficheiro excel ou um CSV com os grupos, basta para isso aceder à página da Unidade Curricular, e no menu Participantes selecionar Perspetiva global e carregar no botão abaixo Descarregar.
Portal do Iscte-IUL
É possível criar grupos por CSV?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Docentes do Iscte
Ação: Sim. Dentro da UC, no menu em cima clicar “Mais”, selecione “Import groups and members”.

Dentro do ficheiro CSV, adicionar os grupos na coluna “group_name” e os nomes de utilizador na coluna “member_username”:

Arrastar (ou selecionar) o ficheiro CSV com os grupos no campo “Importar” e carregar no botão “Import groups and members” e a seguir “Continuar”.
Poderá descarregar um ficheiro .csv de exemplo aqui: exemplo_import_groups
Não consigo carregar ficheiros na UC no Moodle. O que faço?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Docente do Iscte
Ação: Certifique-se que ativou o modo de edição no canto superior direito:

Na página da UC no Moodle, os ficheiros devem ser adicionados criando uma atividade ou um recurso na secção “Disciplina” do menu horizontal:
Na atividade ou no recurso criado, arrastar o(s) ficheiro(s) no campo “Selecione os ficheiros” ou clicar no ícone da seta e selecionar os ficheiros.

Como posso extrair um ficheiro com todos os grupos de participantes no Moodle?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
É possível exportar um ficheiro excel ou um CSV com os grupos, basta para isso aceder à página da Unidade Curricular, e no menu Participantes selecionar Perspetiva global e carregar no botão abaixo Descarregar.
Recrutamento
É possível criar grupos por CSV?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Docentes do Iscte
Ação: Sim. Dentro da UC, no menu em cima clicar “Mais”, selecione “Import groups and members”.

Dentro do ficheiro CSV, adicionar os grupos na coluna “group_name” e os nomes de utilizador na coluna “member_username”:

Arrastar (ou selecionar) o ficheiro CSV com os grupos no campo “Importar” e carregar no botão “Import groups and members” e a seguir “Continuar”.
Poderá descarregar um ficheiro .csv de exemplo aqui: exemplo_import_groups
Não consigo carregar ficheiros na UC no Moodle. O que faço?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Docente do Iscte
Ação: Certifique-se que ativou o modo de edição no canto superior direito:

Na página da UC no Moodle, os ficheiros devem ser adicionados criando uma atividade ou um recurso na secção “Disciplina” do menu horizontal:
Na atividade ou no recurso criado, arrastar o(s) ficheiro(s) no campo “Selecione os ficheiros” ou clicar no ícone da seta e selecionar os ficheiros.

Como posso extrair um ficheiro com todos os grupos de participantes no Moodle?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
É possível exportar um ficheiro excel ou um CSV com os grupos, basta para isso aceder à página da Unidade Curricular, e no menu Participantes selecionar Perspetiva global e carregar no botão abaixo Descarregar.
Redes e Conetividade
Voz sobre IP
Redes e Conetividade
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Âmbito: Comuniodade Iscte-IUL
O serviço de redes e conetividade assegura o acesso:
-
- Às redes com fios e sem fios do Iscte, que integram a RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, gerida pela FCCN);
- A uma ligação segura entre o computador pessoal (rede doméstica) e a rede do Iscte (VPN);
- Ao serviço de voz sobre IP (limitado aos trabalhadores do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa).
- Consultar aqui o Regulamento da RCTS
Saber + sobre redes e conetividade
Não consigo ligar à VPN porque não consigo usar a app de MFA. Como devo proceder?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Se não consegue conectar-se à VPN porque não consegue aceder ou utilizar a app de MFA (ex.: Okta Verify), verifique se:
- Mudou de telemóvel ou dispositivo pessoal.
- A app Okta Verify (ou outra app de autenticação, como Google Authenticator) foi desinstalada.
Nestes casos, deve contactar-nos criando um pedido no nosso portal de serviços iAjuda ou enviando uma mensagem via WhatsApp para +351 917 308 650. O nosso serviço procederá ao reset do MFA, permitindo-lhe reconfigurar a autenticação multifator. Para mais informações, consulte a nossa página de suporte.
Software
Como desinstalar Microsoft 365 ou Office?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Desinstalar Microsoft 365 ou Office do Painel de Controlo
- Pressione a tecla com o logótipo do Windows (ou clique na barra de pesquisa da barra de tarefas) e digite Painel de Controlo. Em seguida, selecione Painel de Controlo nos resultados apresentados.

2. Aceda a Programas > Programas e Funcionalidades


3. Localize o produto Microsoft 365, selecione-o e clique em Desinstalar.
(Caso tenha instalado as aplicações do Microsoft 365 como parte de um pacote, como Office Casa e Estudantes, Microsoft 365 ou Microsoft Office 201X, procure pelo nome do pacote.)

4. Siga as instruções apresentadas para concluir a desinstalação e reinicie o dispositivo.
Para reinstalar o Microsoft 365, consulte a nossa página Office 365 – Iscte-SIIC ou Instalar ou reinstalar o Office num PC – Suporte Microsoft.
O IBM SPSS Amos está disponível para o sistema operativo macOS?
VoIP
Voz sobre IP
VPN
Não consigo ligar à VPN porque não consigo usar a app de MFA. Como devo proceder?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Se não consegue conectar-se à VPN porque não consegue aceder ou utilizar a app de MFA (ex.: Okta Verify), verifique se:
- Mudou de telemóvel ou dispositivo pessoal.
- A app Okta Verify (ou outra app de autenticação, como Google Authenticator) foi desinstalada.
Nestes casos, deve contactar-nos criando um pedido no nosso portal de serviços iAjuda ou enviando uma mensagem via WhatsApp para +351 917 308 650. O nosso serviço procederá ao reset do MFA, permitindo-lhe reconfigurar a autenticação multifator. Para mais informações, consulte a nossa página de suporte.
Como resolver o erro 'Connection failed'?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Caso tenha o MFA configurado e aparecer o erro ‘Connection Failed’ como aparece na imagem abaixo:

Deverá realizar os seguintes passos:
- Para os computadores Windows, deverá certificar-se que instalou a versão correta da VPN 32/64 bits.
- Verifique que não tem o IP e o DNS configurado manualmente (por exemplo, 8.8.8.8 ou 8.8.4.4).
- Se tem antivírus, recomendamos desativar o bloqueio de pop-up no browser. Ou escolher outro browser como predefinido.
- Em alternativa, desinstalar a VPN (GlobalProtect):
– Windows » através do Painel de Controlo > Selecione Programas > Programas e Funcionalidades e após desinstalar reiniciar o computador. E voltar a instalar e configurar a VPN.
– MacOS » executar o Setup do globalprotect > continuar/seguinte> selecionar “Desinstalar o GlobalProtect.” Após desinstalar reiniciar o computador. E voltar a instalar e configurar a globalprotect (VPN). - Verifique qual o processador do seu dispositivo. Se tiver um processador ARM, deverá remover a versão instalada, fazer restart ao computador e instalar a versão neste link.
Como a VPN num Mac com uma versão antiga do macOS?
Atualizado/Updated: 2025-05-08
Caso o sistema operativo do seu MacOS seja anterior ao Bing Sur 11.7.10, deverá utilizar o seguinte ficheiro para instalar a VPN: GlobalProtect(old).pkg
Antes da instalação, é necessário desinstalar o GlobalProtect seguindo estes passos:
- Executar o Setup do GlobalProtect e clique em Continuar/Seguinte.
- Selecionar a opção “Desinstalar o GlobalProtect” e concluir o processo.
- Reiniciar o computador.
- Instalar novamente a VPN utilizando o ficheiro GlobalProtect(old).pkg.
Importante: Não atualize a VPN após a instalação, pois isso poderá impedir o seu funcionamento.