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Não consigo participar numa reunião no Microsoft Teams
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
Está à espera na sala de espera: alguns organizadores podem colocar os participantes numa sala de espera antes de os admitirem na reunião. Aguarde que alguém o admita ou contacte o organizador diretamente para entrar.
O seu browser não é suportado: atualmente, o Teams não suporta o Safari para Mac. Se estiver a participar numa reunião do Teams a partir da Web, experimente participar a partir do Microsoft Edge, Do Google Chrome ou de outros browsers suportados.
A conectividade à Internet é baixa: se a sua ligação à Internet for baixa, poderá não conseguir participar imediatamente numa reunião do Teams. Experimente aguardar que a sua ligação melhore, junte-se a partir do seu dispositivo móvel suportado ou contacte o seu fornecedor de Internet.
As políticas de segurança da reunião estão a impedi-lo de participar: se um organizador da reunião ativar a encriptação ponto a ponto para uma reunião, poderá ter acesso limitado para participar. Tente contactar o organizador para entrar.
Informação Adicional:
- A câmara não está a funcionar
- O microfone não está a funcionar
- O meu altifalante não está a funcionar
- Não é possível gravar uma reunião
- Não é possível transcrever uma reunião
- Acesso à conversa da reunião
- Problemas de salas simultâneas
- Problemas com espaços imersivos
- As reuniões têm problemas de ligação persistentes
- Qualidade da chamada e da reunião
Como posso definir quem pode ignorar a sala de espera?
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
Enquanto organizador da reunião, pode decidir quem entra diretamente nas suas reuniões e quem deve esperar que alguém as deixe entrar.
Se optar por fazer com que as pessoas esperem, você (e qualquer outra pessoa autorizada a admitir pessoas) verá uma lista de pessoas na sala de espera. A partir daí, pode optar por admiti-los ou negá-los.
Quem pode ignorar a sala de espera?
- Apenas organizadores e co-organizadores – Enquanto organizador da reunião, o utilizador e todos os co-organizadores podem entrar diretamente na reunião.
- Pessoas que foram convidadas – Qualquer pessoa que receba o convite, incluindo aqueles a quem é reencaminhado. Se não quiser que as pessoas reencaminhem o convite, desativa a opção Permitir Reencaminhamento.
- Pessoas na minha organização – Apenas as pessoas na sua organização podem entrar diretamente na sua reunião.
- Pessoas na minha organização e convidados – Pessoas na sua organização e as pessoas com acesso de convidado podem entrar diretamente na sua reunião.
- Pessoas na minha organização, organizações fidedignas e convidados – Qualquer pessoa da sua organização e organizações com as quais o seu administrador de TI configurou uma ligação, ou qualquer pessoa que se junte como convidado, poderá ignorar a sala de espera.
- Todos – Qualquer pessoa que tenha acesso à ligação da reunião entra diretamente na reunião, incluindo as pessoas que ligam.
Informação Adicional:
Como Criar Salas Simultâneas no Teams?
Atualizado/Updated: 2025-07-25
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
Para criar salas simultâneas, tem de ser um organizador da reunião; ou um apresentador na organização do organizador da reunião que tenha sido nomeado gestor de salas simultâneas.
Antes da reunião
Se criar salas simultâneas antes do início de uma reunião, pode convidar até 300 pessoas. Assim que a reunião começar, pode abrir as salas simultâneas.
- Selecione Calendário no Teams.
- Faça duplo clique numa reunião para expandir os respetivos detalhes.
- Selecione Salas simultâneas > Criar salas.
- Escolha o número de salas que deseja criar (até 50).
- Selecione Adicionar salas.
- Selecione Atribuir participantes.
- Escolha como pretende que os participantes sejam atribuídos.
- Selecione Seguinte > Guardar.
Durante uma reunião
- Selecione Salas nos controlos da reunião.
- Escolha o número de salas que pretende criar (até 50).
- Escolha como pretende que os participantes sejam atribuídos.
- Selecione Criar salas.
Nota: Para adicionar outra sala simultânea durante a reunião, selecione Salas
Informação Adicional:
Como convidar pessoas para uma reunião no Teams?
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Novo calendário
- Selecione Calendário no Teams.
- Agende um evento ou selecione um existente e selecione Editar > Mais opções.
- No campo Convidar participantes, introduza quem pretende adicionar.
- Selecione + Opcional para adicionar participantes opcionais.
- Selecione Guardar.
- Novo calendário
- Calendário clássico
- Selecione Calendário no Teams.
- Agende um evento ou faça duplo clique numa existente.
- No campo Convidar participantes, introduza quem pretende adicionar.
- Selecione + Opcional para adicionar participantes opcionais.
- Selecione Guardar.
- Calendário clássico
Informação Adicional:
Como Adicionar Co-Organizadores a uma Reunião no Microsoft Teams?
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Novo calendário
- Selecione Calendário no Teams.
- Selecione um evento.
- Certifique-se de que as pessoas que pretende adicionar como co-organizadores são adicionadas como participantes necessários.
- Selecione Editar > Mais opções.
- Em Evento, selecione Opções de reunião.
- Em Funções > Escolher co-organizadores (pesquise e selecione os respetivos nomes no menu pendente).
- Selecione Guardar.
- Novo calendário
- Calendário clássico
- Selecione Calendário no Teams.
- Selecione uma reunião ou evento.
- Certifique-se de que as pessoas que pretende adicionar como co-organizadores são adicionadas como participantes necessários.
- Selecione Editar.
- Na descrição da reunião, prima sem soltar a tecla ctrl e selecione Opções de reunião.
- Em Funções > Escolher co-organizadores (pesquise e selecione os respetivos nomes no menu pendente).
- Selecione Guardar.
- Calendário clássico
Nota: Os co-organizadores têm de estar na mesma organização que o organizador da reunião. Também podem utilizar uma conta de convidado na mesma organização.
Informação Adicional:
O que posso fazer durante uma Reunião no Teams?
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Controlos de reunião
- Conversa
- Apresentar conteúdo
- Modos do apresentador
- Partilhar diapositivos
- Partilhar som
- Utilizar vídeo
- Aplicar filtros de vídeo
- Desativar e ativar o som
- Destacar um vídeo
- Multitasking
- Levantar a mão
- Reações em direto
- Tomar notas de reuniões
- Entrar numa sala simultânea
- Personalizar a sua vista
- Ponteiro de laser
- Transmitir a partir do ambiente de trabalho
- Partilhar recursos físicos
- Utilizar um ecrã verde
- Participar como avatar
- Personalizar o avatar
- Utilize ícones expressivos, gestos e muito mais
Informação Adicional:
Como Gerir o Meu Calendário no Teams?
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
Informação Adicional:
Como Agendar uma Reunião Teams?
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
Informação Adicional:
Como Participar numa Reunião Teams?
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Participar através de uma ligação
- Participar numa reunião organizada por um utilizador da conta pessoal do Teams
- Participar a partir do calendário ou ID
- Participar num canal
- Participar através de um chat
- Ligar ou sair por telefone
- Aderir anonimamente ou a partir de uma conta diferente
- Ligar a uma sala durante a sua adesão
- Editar o seu nome a apresentar
- Participe numa reunião como avatar
Informação Adicional:
Como iniciar sessão no Microsoft Teams
Atualizado/Updated: 2025-07-22
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Inicie sessão no Microsoft Teams.
- No Windows, selecione Iniciar > Microsoft Teams.
- No Mac, abra a pasta Aplicações e selecione Microsoft Teams.
- Na Web, aceda a https://teams.microsoft.com.
- Inicie sessão com o seu nome de utilizador e palavra-passe (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respetiva palavra-passe).
Informação Adicional:
O que é o serviço de Voz sobre IP?
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público alvo: Trabalhadores do Iscte-IUL
Resposta/Solução: O VoIP (do inglês, “Voice over Internet Protocol“) é uma tecnologia que permite efetuar chamadas de voz utilizando uma ligação à Internet em vez de uma linha telefónica tradicional.
Informação Adicional:
- O VoIP pode ser utilizado em vários dispositivos, incluindo computadores, smartphones e telefones VoIP dedicados.
Redes e Conetividade
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: O serviço de redes e conetividade assegura o acesso:
- Às redes com fios e sem fios do Iscte, que integram a RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, gerida pela FCCN);
- A uma ligação segura entre o computador pessoal (rede doméstica) e a rede do Iscte (VPN);
- Ao serviço de voz sobre IP (limitado aos trabalhadores do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa).
- Consultar aqui o Regulamento da RCTS
Informação Adicional: Clique aqui
Impressão e Digitalização
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público Alvo: Trabalhadores do Iscte-IUL
Resposta/Solução: O serviço de impressão, fotocópia e digitalização é reservado aos trabalhadores do Iscte (docentes, investigadores e pessoal técnico).
A impressora “Iscte on printers.iul.intra” faz parte da instalação padrão dos computadores afetos a docentes, investigadores e técnicos do Iscte podendo, igualmente, ser instalada nos respetivos computadores pessoais.
- Onde posso imprimir, fotocopiar ou digitalizar documentos? Em todos os pontos de self-service espalhados pelo campus.
- Em cada ponto de self-service, existe uma impressora monocromática e uma multifuncional a cores. Ambas permitem agrafar os trabalhos.
- A autenticação nesses equipamentos é efetuada usando o cartão de identificação do Iscte, pessoal e intransmissível.
- Onde posso imprimir, fotocopiar ou digitalizar documentos? Em todos os pontos de self-service espalhados pelo campus.
Informação Adicional: Clique aqui
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: O serviço de correio eletrónico do Iscte é suportado pela plataforma Office 365 e está disponível para toda a comunidade acadêmica.
- Acesso ao Email: Pode aceder ao seu email institucional através do Outlook Web. Utilize suas credenciais do Iscte (por exemplo, xxnes@iscte-iul.pt) para fazer login.
- Configuração Inicial: Na primeira vez que aceder, será necessário definir o fuso horário (UTC) Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres e o idioma (português de Portugal).
- Clientes de Email: O serviço é compatível com diversos clientes de email, incluindo Outlook para Windows, MacOS e dispositivos móveis.
Aceda à página da sua conta de email no Iscte em https://mail.iscte-iul.pt.
Informação Adicional:
Não consigo ligar à VPN porque não consigo usar a app de MFA. Como devo proceder?
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Se não consegue conectar-se à VPN porque não consegue aceder ou utilizar a app de MFA (ex.: Okta Verify), verifique se:
-
- Mudou de telemóvel ou dispositivo pessoal.
- A app Okta Verify (ou outra app de autenticação, como Google Authenticator) foi desinstalada.
Nestes casos, deve contactar-nos criando um pedido no nosso portal de serviços iAjuda ou enviando uma mensagem via WhatsApp para +351 917 308 650. O nosso serviço procederá ao reset do MFA, permitindo-lhe reconfigurar a autenticação multifator. Para mais informações, consulte a nossa página de suporte.
Como resolver o erro ‘Connection failed’?
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Caso tenha o MFA configurado e aparecer o erro “Connection Failed“, como na imagem abaixo:

Deverá efetuar as seguintes ações:
- Para os computadores Windows, deverá certificar-se que instalou a versão correta da VPN 32/64 bits.
- Verifique que não tem o IP e o DNS configurado manualmente (por exemplo, 8.8.8.8 ou 8.8.4.4).
- Se tem antivírus, recomendamos desativar o bloqueio de pop-up no browser. Ou escolher outro browser como predefinido.
- Em alternativa, desinstalar a VPN (GlobalProtect):
– Windows – Através do Painel de Controlo > Selecione Programas > Programas e Funcionalidades e, após desinstalar, reiniciar o computador. De seguida, voltar a instalar e configurar a VPN.
– MacOS – Executar o Setup do globalprotect > continuar/seguinte> selecionar “Desinstalar o GlobalProtect.” Após desinstalar, reiniciar o computador. De seguida, voltar a instalar e configurar a globalprotect (VPN).
- Verifique qual o processador do seu dispositivo. Se tiver um processador ARM, deverá remover a versão instalada, fazer restart ao computador e instalar a versão neste link.
Como instalar a VPN num Mac com uma versão antiga do macOS?
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Caso o sistema operativo do seu MacOS seja anterior ao Bing Sur 11.7.10, deverá utilizar o seguinte ficheiro para instalar a VPN: GlobalProtect(old).pkg
Informação Adicional: Antes da instalação, é necessário desinstalar o GlobalProtect seguindo estes passos:
- Executar o Setup do GlobalProtect e clique em Continuar/Seguinte.
- Selecionar a opção “Desinstalar o GlobalProtect” e concluir o processo.
- Reiniciar o computador.
- Instalar novamente a VPN utilizando o ficheiro GlobalProtect(old).pkg.
Dica: Não atualize a VPN após a instalação, pois isso poderá impedir o seu funcionamento.
Como instalar a VPN num dispositivo com processador ARM?
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Se quiser instalar a VPN GlobalProtect num dispositivo com processador ARM (por exemplo, Snapdragon), terá de utilizar a versão compatível com este sistema.
- Para o efeito, deve descarregar e instalar o seguinte ficheiro: GlobalProtectARM64-6.3.3.1-634.msi
Como desinstalar o Microsoft ou Office 365?
Atualizado/Updated: 2025-07-08
Público Alvo: Todo mundo
Resposta/Solução:
- Aceder ao Painel de Controlo:
- Pressione a tecla do logotipo do Windows (ou clique na barra de pesquisa na barra de tarefas) e digite “painel de controlo“.
- Selecione “Painel de Controlo” na lista de resultados.
- Pressione a tecla do logotipo do Windows (ou clique na barra de pesquisa na barra de tarefas) e digite “painel de controlo“.
- Aceder a “Programas e Recursos“:
- Selecione “Programas” e, de seguida, em “Programas e Recursos“.
- Selecione “Programas” e, de seguida, em “Programas e Recursos“.
- Selecione o produto Office:
- Procure e selecione o produto Microsoft Office (ou Office 365) que pretende desinstalar.
- Procure e selecione o produto Microsoft Office (ou Office 365) que pretende desinstalar.
- Clique em “Desinstalar“.
Informação Adicional: Para desinstalar o Office no macOS, abra o Finder, vá a “Aplicações“, selecione os programas do Office e mova-os para o lixo.