Serviços
Como posso aceder ao serviço de pesquisa da b-on?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade do Iscte-IUL
Resposta/Solução: O acesso ao serviço de pesquisa da b-on é feito através do site ou através do portal de pesquisa.
Informação Adicional: Clicar aqui
O que é a b-on?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
O que são as Zoom APPS?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade do Iscte-IUL
Resposta/Solução: Com a atualização da nova versão do ZOOM, o COLIBRI passou a permitir a integração de aplicativos de terceiros, nas suas videoconferências.
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- As ZOOM APPS, são aplicativos de terceiros que aparecem dentro da sua reunião e que permitem o aumento da sua interatividade nas reuniões.
- O objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos softwares de produtividade, bem estar e entretenimento.
- Com as ZOOM APPS, ficará com um espaço do seu ecrã, disponível para trabalhar colaborativamente, enquanto reúne.
Informação Adicional: Deixamos aqui algumas aplicações já testadas pela equipa da FCCN e prontas a instalar no vosso cliente ZOOM.
Como usar o ZOOM APPS?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Descarregar a versão mais recente do Zoom.
- No cliente ZOOM, clicar no separador “APPS”, no desktop, ou aceder através da barra de ferramentas na reunião.
- Clicar em “Descobrir” para ver a lista de apps disponíveis e adicione os seus favoritos.
Informação Adicional: O acesso direto à API da Zoom continua a ser restrito à FCCN por questões de segurança e gestão do serviço.
Como adicionar legendas numa reunião?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Sendo o owner da sessão, poderá adicionar legendas à sua reunião, através de uma plataforma online gratuita.
Informação Adicional: Saiba como adicionar legendas à sua reunião.
Opção bloqueada pelo administrador
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: A maior parte das opções das configurações do Colibri/Zoom têm a possibilidade de ser editadas, pelo próprio utilizador:
- Activar (modo azul)
- Desactivar (modo cinza).
Informação Adicional: As opções com a nota: “Bloqueado pelo administrador”, estão activas por defeito. Deste modo, essa funcionalidade encontra-se sempre disponível.
Não consigo adicionar CO-HOSTs
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
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- Na criação/configuração de uma reunião, quando estou a tentar adicionar um CO-HOST (anfitrião alternativo), aparece uma mensagem “não é um usuário pago”.
- Deve solicitar a esse utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO, nesse instante. Só assim é que irá conseguir adicioná-lo como CO-HOST (anfitrião alternativo).
- Durante uma reunião, o anfitrião pode definir qualquer participante como anfitrião alternativo (Co-anfitrião).
Informação Adicional: Como efetuar a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO
Quais são as diferenças entre conta BASIC, PRO ou WEBINAR?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:
Basic
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- Reuniões com duração máxima de 40 minutos.
- Até 100 participantes por sessão.
- Os estudantes só possuem conta BASIC.
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Pro/Licensed
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- Reuniões sem duração máxima.
- Até 300 participantes por sessão.
- Possibilidade de gravação na cloud.
- Polls.
- Ligação a terminais de videoconferência (H.323).
- Breakout rooms.
- Apenas disponíveis para contas “staff” ou “faculty“.
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Webinar
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- Apenas por requisição.
- Acima dos 300 participantes até 1.000 por sessão.
- Possibilidade de gravação na cloud.
- Polls.
- Q&As
- Sala de treino.
- Apenas disponíveis para contas “staff” ou “faculty” (docentes).
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Através desta tabela comparativa, consegue analisar as diferenças entre estas três contas.

Informação Adicional: Clique aqui para verificar de que tipo é a sua conta.
Sou estudante e não consigo ter conta PRO
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Estudantes do Iscte-IUL
Resposta/Solução:
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- Os estudantes só podem usufruir do licenciamento BASIC, tendo em conta o número elevado de utilizações diárias do serviço.
- Podem reunir com até 100 participantes durante 40 minutos. No final dessa sessão, devem sair e voltar a entrar no mesmo link/ID.
Como saber de que tipo é a minha conta Zoom?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
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- O serviço Colibri é um serviço que requer a autenticação do utilizador por parte da federação RCTSaai.
- O processo de autenticação é realizado por si, usando as credenciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
- Uma vez autenticado, irá aparecer toda a informação sobre a sua conta. No campo “affiliation” aparece de que tipo é a sua conta (students, staff ou faculty).
Informação Adicional:
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- De forma a verificar de que tipo é a sua conta, clique aqui.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no iOS?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Abrir as Configurações no seu dispositivo iOS.
- Rolar para baixo e tocar em “Geral“.
- Rolar para baixo e tocar em “Idioma e região“.
- Tocar em “Idioma do iPhone/iPad“.
- Escolher o idioma.
- Tocar em “Concluído“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Informação Adicional: No iOS, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Android?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Abrir as “Configurações” no seu dispositivo Android.
- Tocar no “Idioma de entrada“.
- Tocar no novo idioma.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Informação Adicional: No Android, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Windows?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Selecionar o ícone “^” na barra de tarefas do Windows.

- Clicar com o botão direito do rato no ícone do Zoom na bandeja de notificação.

- Escolher a opção “Trocar idioma | Switch languages“.

- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como me devo autenticar na aplicação Zoom?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Trabalhadores do Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Abrir a aplicação Zoom.
- Escolher a opção “Entrar“.
- Escolher a opção “SSO“.
- No campo “Domínio“, escrever “videoconf-colibri“(em linux deve também acrescentar .zoom.us).
- Clicar em “Continuar“.
- Será reencaminhado para a página de selecção da instituição onde deverá seleccionar o “Iscte” e autenticar-se com as credênciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
Como ativar um add-in no edoc?
Atualizado/Updated: 2025-07-10
Público Alvo: Trabalhadores do Iscte-IUL
Sintoma: Deixou de aparecer o separador do Edoc no Outlook ou no Word
Causa: O add-in foi/está desativado
Resposta/Solução:
- Abrir uma aplicação do Office (Excel, Outlook, Word…).
- Clicar em “Ficheiro | File“.

- Clicar em “Opções | Options“.

- Clicar em “Suplementos | Add-ins”.

- Clicar em “Ir | Go“.

- Selecionar “edocklink Excel Addin” ou “edocklink Outlokk Addin” ou”edocklink Word Addin“, etc., conforme a aplicação do Office em uso, e clicar em “OK“.

Não possuo cartão de estudante do Iscte. O que devo fazer?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Estudantes do Iscte-IUL.
Resposta/Solução: O estudante deve solicitar o cartão de estudante do Iscte numa agência da CGD.
Sou estudante do Iscte e tenho a seguinte dúvida relativamente à assiduidade às aulas: Passar o cartão antes ou depois do docente?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Estudantes do Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- A passagem do cartão, pelo docente, no leitor exterior à sala serve apenas para abrir a porta da sala.
- A passagem do cartão, pelo estudante, no leitor que se encontra no interior da sala serve para registar a presença do estudante na aula.
- Para a assiduidade à aula ser correctamente contabilizada, a passagem do cartão no leitor deve ser efectuada no período a partir dos 10 minutos anteriores ao início da aula e até 10 minutos antes do fim da aula, ou seja:
- Numa aula das 8:00 às 9:30, o cartão deve ser passado no leitor no período das 7:50 às 9:19;
- Numa aula das 9:30 às 11:00, o cartão deve ser passado no leitor no período das 9:20 às 10:49.