Serviços
Como ativar um add-in no edoc?
Atualizado/Updated: 2025-07-10
Público Alvo: Trabalhadores do Iscte-IUL
Sintoma: Deixou de aparecer o separador do Edoc no Outlook ou no Word
Causa: O add-in foi/está desativado
Resposta/Solução:
- Abrir uma aplicação do Office (Excel, Outlook, Word…).
- Clicar em “Ficheiro | File“.
- Clicar em “Opções | Options“.
- Clicar em “Suplementos | Add-ins”.
- Clicar em “Ir | Go“.
- Selecionar “edocklink Excel Addin” ou “edocklink Outlokk Addin” ou”edocklink Word Addin“, etc., conforme a aplicação do Office em uso, e clicar em “OK“.
O que é um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2025-07-09
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Um pedido de informação, aconselhamento, uma alteração padrão ou acesso a um serviço de TI por parte de um utilizador. Por exemplo, para reinicializar uma palavra-passe ou para ser fornecido um conjunto de serviços de TI padronizado a um novo utilizador.
Os pedidos de serviço são geralmente tratados pela central de serviços e não requerem a abertura de um pedido de alteração (PDA). Ver satisfação de pedidos.
Informação Adicional:
O que é um incidente?
Atualizado/Updated: 2025-07-09
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Um incidente é uma interrupção não planeada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI. Uma falha de um item de configuração que ainda não tenha tido impacte num serviço de TI é também um incidente. Por exemplo: A falha de um disco rígido de um conjunto de discos em espelho.
Mais exemplos de incidentes: o computador da sala de aula não liga, o videoprojetor não liga, não tenho acesso à internet no desktop do gabinete, a impressora self-service do piso C5 tem papel encravado, não consigo autenticar-me no e-learning do Iscte.
Informação Adicional:
Como posso rejeitar o enceramento de um pedido de serviço?
Como posso aceitar a execução de um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2025-07-09
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Aceder ao iAjuda.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “Pedido de serviço“.
- Clicar em “Aceitar“.
- Classificar de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a execução do pedido de serviço, quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer quanto a “Qualidade da intervenção“. Se se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como posso aceitar a resolução de um incidente?
Atualizado/Updated: 2025-07-09
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Aceder ao iAjuda.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “Incidente“.
- Clicar em “Aceitar“.
- Classifique a resolução do incidente de 1 (insuficiente) a 5 (excelente), quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer quanto a “Qualidade da intervenção“. Se entender que é pertinente, adicione um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como acompanhar o pedido de resolução de um incidente?
Atualizado/Updated: 2025-07-09
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Aceder ao iAjuda.
- Clicar em “Os Meus Tickets“.
- Selecionar o “Incidente“.
Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“. - Para cada “Incidente” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.
Como acompanhar a execução de um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2025-07-09
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Aceder ao iAjuda.
- Clicar em “Os Meus Tickets“.
- Escolher o “Pedido de serviço”.
Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“. - Para cada “Pedido de serviço” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.
Como posso registar um pedido de serviço?
Como posso registar um incidente?
Catálogo de Incidentes
Atualizado/Updated: 2025-01-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação: O Catálogo de Incidentes de TI do Iscte encontra-se disponivel no “Portal de Serviços dos SIIC”: https://iajuda.iscte-iul.pt/
Informação adicional: Um incidente refere-se a uma perturbação ou degradação no desempenho de um serviço, equipamento, aplicação ou sistema.
O Catálogo de incidentes é uma estrutura em arvóre (categoria/sub-categoria/…), cujos primeiros ramos são:”
-
- Aplicações – Serve para registar incidentes relacionados com aplicações ou softwares, incluindo falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho.
- Centro de Dados – Serve para registar incidentes relacionados com serviços fornecidos pelo Centro de Dados do Iscte, incluindo falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho quer em equipamentos, quer em serviços.
- Cibersegurança – Serve para registar incidentes de segurança (código malicioso, conteúdo abusivo, fraude, tentativas de intrusão, violação de privacidade, entre outras ameaças).
- Contas e Email – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho na conta de correio eletrónico
- Equipamentos – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desemepenho, avaria ou furto de um equipamento.
- Impressão e Digitalização – Serve para registar falhas, erros, degradação de desemepenho, avaria ou outras dificuldades no acesso ao serviço de impressão e digitalização.
- Redes, Internet e Comunicações – Serve para registar falhas, erros, indisponibilidade degradação de desemepenho, avaria ou qualquer outra dificuldade de acesso às redes por cabo ou sem fios (wifi), incluindo à VPN e às comunicações VoIP.
Catálogo de Serviços
Atualizado/Updated: 2025-01-08
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação: O Catálogo de Serviços de TI do Iscte encontra-se disponivel no “Portal de Serviços dos SIIC“: https://iajuda.iscte-iul.pt/
Informação adicional: É uma estrutura em árvore (categoria/sub-categoria/…), cujos primeiros ramos são:
-
- Aplicações – Serve para a requisição de acessos, configurações ou pedidosa de esclarecimento relativos às várias plataformas e aplicações usadas no Iscte (Blackboard, Easyvista, Fénix, Gestão Documental, MyIscte, Onedrive, SAP, Sharepoint, Singap, Teams, Unicard, Zoom, entre outras.
- Centro de Dados – Serve para a requisição de serviços relacionados com o Centro de Dados do Iscte, incluindo acessos e configurações de servidores, DMZ, sites e backups.
- Cibersegurança – Serve quer para a requisição de auditórias de segurança, quer para o esclarecimento de questões de cibersegurança.
- Contas e Email – Serve para a requisição de acessos e configurações de contas do Iscte, incluindo o correio eletrónico e ativação do cartão do Iscte.
- Equipamentos – Serve para a requisição de serviços relativos a equipamentos (hardware) do Iscte , incluindo o aprovisionamento, a instalação, o suporte e o empréstimo.
- Formação – Serve para a requisição de ações de formação.
- Impressão e Digitalização – Serve para a requisição de servços relacionados com o sistema de impressão e digitalização, incluindo o aprovisionamento de equipamento, a instalação e o apoio na configuração deste serviço nos dispositivos do utilizador.
- Manutenção de espaços – Serve quer para a requisição serviços relacionados com os espaços comuns (auditórios, laboratórios e salas de aula, sala datos, focus group, grande auditório), quer para o apoio na utilização dos serviços federados da FCCN ccomo o Zoom, o Educast, o Videocast, entre outros.
- Redes, Internet e Comunicações – Serve quer para a requisição de serviços relacionados com a rede por cabo ou sem fios, incluindo a VPN e a comunicação VoIP.
- Software, Licenças e Contratos – Serve para a requisição de serviços relacionados com a gestão de software, licenças e contratos.
Não possuo cartão de estudante do Iscte. O que devo fazer?
Atualizado/Updated: 2025-05-29
Âmbito: Estudante do Iscte
O estudante deve solicitar o cartão de estudante do Iscte numa agência da CGD.
Sou estudante do Iscte e tenho a seguinte dúvida relativamente à assiduidade às aulas: Passa o cartão antes ou depois do docente?
Atualizado/Updated: 2024-09-28
Público Alvo: Estudantes do Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- A passagem do cartão, pelo docente, no leitor exterior à sala serve apenas para abrir a porta da sala.
- A passagem do cartão, pelo estudante, no leitor que se encontra no interior da sala serve para registar a presença do estudante na aula.
- Para a assiduidade à aula ser correctamente contabilizada, a passagem do cartão no leitor deve ser efectuada no período a partir dos 10 minutos anteriores ao início da aula e até 10 minutos antes do fim da aula, ou seja:
- Numa aula das 8:00 às 9:30, o cartão deve ser passado no leitor no período das 7:50 às 9:19;
- Numa aula das 9:30 às 11:00, o cartão deve ser passado no leitor no período das 9:20 às 10:49.
Sou docente externo. Como obtenho o cartão do Iscte para usar na abertura de portas das salas de aula?
Atualizado/Updated: 2025-05-29
Público Alvo: Docente externo do Iscte-IUL
Resposta/Solução: Deve dirigir-se ao Atendimento da Informática para solicitar um cartão de serviço (não personalizado).
Qual o significado das cores quando passo o cartão do Iscte num leitor de cartões RFID?
Atualizado/Updated: 2025-05-29
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Leitores de registo de assiduidade dos alunos – Estes leitores encontram-se dentro das salas de aula, auditórios e laboratórios e servem para registar a assiduidade dos estudantes às aulas.
- Verde – A presença fica registada.
- Vermelho – A presença não fica registada.O estudante deve verificar se o cartão se encontra associado e activo.
- Leitores para acesso às salas – Estes leitores encontram-se fora das salas de aula, auditórios e laboratórios e servem para abrir as portas.
- Verde/Amarelo – Acesso autorizado. A porta deve abrir.
- Vermelho – Acesso não autorizado. A porta não deve abrir.O utilizador deve verificar se o cartão se encontra associado e activo.
Como posso identificar os leitores RFID do Iscte? E para que servem?
Atualizado/Updated: 2025-05-07
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
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- Leitores do sistema de controlo de abertura de portas
Encontram-se aplicados à porta dos espaços comuns (auditórios, laboratórios, salas de aula, salas de reunião e e salas de refeição) e servem para abrir as respetivas portas.
- Leitores do sistema de controlo de abertura de portas
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- Leitores do sistema de controlo de assiduidade dos estudantes
Encontram-se aplicados no interior dos auditórios, dos laboratórios e das salas de aula do Iscte e servem para efetuar o registo da assiduidade dos estudantes.
- Leitores do sistema de controlo de assiduidade dos estudantes
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- Leitores do serviço de impressão e cópia
Encontram-se aplicados/embutidos nos equipamentos do sistema de impressão e cópia em regime de self-service e servem para permitir o acesso ao equipamento.
- Leitores do serviço de impressão e cópia
Que tipos de leitores RFID existem no Iscte?
Atualizado/Updated: 2025-05-27
Público Alvo: Comunidade do Iscte-IUL
Resposta/Solução: No Iscte existem 3 tipos de leitores RFID:
- Leitores do sistema de controlo de abertura de portas
Aplicados em todos os espaços comuns – auditórios, laboratórios, salas de aula, salas de reunião e salas de refeição. - Leitores do sistema de controlo de registo de assiduidade de estudantes
Aplicados em auditórios, laboratórios e salas de aula - Leitores do sistema de impressão e digitalização
Aplicados/embutidos nos equipamentos do sistema de impressão e digitalização em regime self-service.
- Leitores do sistema de controlo de abertura de portas