Serviços
Não consigo adicionar Anfitriões alternativos (Co-hosts)
Atualizado/Updated: 2025-12-18
Público Alvo: Comunidade do Iscte
Resposta/Solução:
- No serviço Colibri só é possível adicionar anfitriões alternativos (Co-hosts) outros utilizadores Colibri pertencentes à rede RCTSaai, que tenham atribuída conta PRO no momento do convite.
- Para garantir o sucesso no momento do convite, deverá solicitar ao utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO nesse instante.
- Durante o decorrer de uma reunião, o anfitrião pode definir qualquer participante como anfitrião alternativo (Co-host).
Informação Adicional: Veja aqui como autenticar-se no serviço Colibri e tornar-se um utilizador PRO.
Como agendar uma reunião usando a aplicação Zoom?
Atualizado/Updated: 2025-12-18
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Inicie sessão no Zoom Desktop Client, usando as suas credenciais da federação RCTSaai (xxnes@iscte-iul.pt).
- Confira aqui como proceder.
- Clique no ícone “Agendar”.
- Escolha as configurações da reunião. Observe que algumas dessas opções podem não estar disponíveis se tiverem sido desabilitadas e estiverem desativadas no nível de conta ou grupo.
- Clicar em “Salvar” para concluir e abrir o serviço de calendário selecionado para adicionar a reunião.
Informação Adicional: Clique aqui
Como agendar uma reunião no site do Colibri?
Atualizado/Updated: 2025-12-18
Público Alvo: Comunidade do Iscte
Resposta/Solução:
- Iniciar sessão no Colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us) utilizando as suas credenciais da federação RCTSaai (xxnes@iscte-iul.pt).
- Clicar em “Reuniões” e, de seguida, em “Agendar uma reunião”.
- Selecione as opções da reunião. Tenha em atenção que algumas destas opções podem não estar disponíveis se tiverem sido desactivadas e bloqueadas na posição “off” ao nível da conta ou do grupo.
- Clicar em “Salvar” para finalizar o agendamento.
Informação adicional:
- O Zoom oferece diversos métodos para agendar uma reunião.
- Um anfitrião tem o controle sobre as opções das suas reuniões agendadas, com exceção das configurações que um administrador tenha bloqueado para todos os usuários na conta ou para todos os membros de um grupo específico.
- Agende uma reunião a partir do Cliente Zoom para Desktop ou do aplicativo móvel.
- Agende uma reunião a partir do Portal Web Zoom.
- Agende uma reunião para outra pessoa.
- Saber + aqui
Confirme o seu endereço de e-mail
Atualizado/Updated: 2025-12-18
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Quando faz a autenticação no serviço Colibri e aparece-lhe a mensagem: “Confirme o seu endereço de e-mail”.
- Deve contatar-nos e solicitar que sejam corrigidos os atributos do utilizador necessários, para autenticação no serviço Colibri.
Informação Adicional: Pode verificar os artibutos do seu utilizador no site do serviço RCTSaai, na secção My Profile.
Ocorreu um erro enquanto tentava fazer login com SSO
Atualizado/Updated: 2025-12-18
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
- Quando aparece esta mensagem de erro, significa que anteriormente entrou com o seu e-mail institucional no site da ZOOM.
- Terá de apagar essa conta, seguindo estes passos:
- Inicie sessão no portal web do Zoom com o seu e-mail institucional (SSO).
- No menu de navegação, clique em “Gerenciamento de conta” e, em seguida, em “Perfil da conta“.
- Clique em “Encerrar minha conta“.
- Clique em “Sim” para confirmar que deseja encerrar a sua conta Zoom. Isso excluirá a sua conta Zoom permanentemente.
- Será redirecionado para a página inicial do Zoom e será exibida uma mensagem a informar que a sua conta foi encerrada com sucesso.
- Após este passo o utilizador já poderá aceder ao serviço colibri: colibri.fccn.pt e realizar a autenticação federada no serviço.
Informação Adicional: Clique aqui
Não me consigo autenticar no serviço Colibri
Atualizado/Updated: 2025-12-18
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Caso esteja com problemas em autenticar-se no serviço Colibri, deve proceder da seguinte forma:
- No seu Browser de internet, abrir uma janela de navegação privada.
Para abrir uma janela de navegação privada no Google Chrome ou Microsoft Edge, poderá usar o atalho de teclado “Ctrl+Shit+N“, ou clicar no ícone com três pontos, e clicar em “Nova janela de navegação privada“.
- Aceder a colibri.fccn.pt, e clique no botão “Entrar“.
- Será reencaminhado para a página de seleção da instituição onde deverá selecionar “Iscte” e autenticar-se com as credênciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe)..
Caso consiga aceder ao serviço Colibri com sucesso, deve seguir os seguintes passos:
- Fechar janela de navegação privada.
- Ir às opções do Browser de internet, e limpar a cache do browser.
- Fechar o browser de internet, e voltar a abrir;
- Aceder e fazer autenticação no serviço Colibri.
Informação Adicional: Leia os seguintes artigos de ajuda para saber como limpar a cache:
Como posso autenticar no serviço Colibri?
Atualizado/Updated: 2025-12-18
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: O serviço Colibri usa o serviço de autenticação federada RCTSaai, e pode ser acedido através do site Colibri, num Browser de internet, ou através da aplicação Zoom, usando a opção de autenticação SSO (Single Sign-On).
Informação Adicional: Clique aqui
Erro na impressão – Windows Hello
Atualizado/Updated: 2025-12-18
Público Alvo: Trabalhadores do Iscte-IUL
Resposta/Solução: Para os utilizadores que configuraram a autenticação pelo PIN ou fingerprint – Windows Hello – e não conseguiram imprimir (erro 0x000006ba), devem seguir estes passos:
- Aceder ao menu “Printers & Scanners“, usando a caixa de pesquisa do Windows.

- Selecionar a impressora e carregar no botão “Remover device”.

- Estabelecer uma ligação ao servidor de impressão do Iscte, executando o comando \\printers.iul.intra na caixa de pesquisa do Windows.

Nota: Fora das instalações do Iscte, ligar a VPN antes de tentar estabelecer a ligação ao servidor de impressão do Iscte.
- Na janela de Segurança do Windows, clicar em “Mais opções”.

- Selecionar a opção “Utilizar uma conta diferente”.

- Efetuar autenticação no servidor de impressão, selecionando a opção “Memorizar credenciais“.
Nome de utilizador: Escrever “IUL\nome-de-utilizador” (por ex., IUL\xxnes).
Palavra-passe: Escrever a palavra-passe da conta do Iscte.
- Clicar em “OK”.
- Instalar o driver da impressora de rede “Iscte“, usando o botão direito do rato e escolhendo a opção “Ligar…” e aguardar que a instalação termine.


Qual é a diferença entre OneDrive e SharePoint
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
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- As semelhanças entre os programas
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- O Sharepoint como o OneDrive têm funções de armazenamento em nuvem parecidas.
- Ambos oferecem uma proteção de nível empresarial e estão em conformidade com as principais legislações de proteção de dados.
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- As principais diferenças
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- O Sharepoint é um sistema para armazenamento colaborativo, focado nas necessidades de equipas. O OneDrive é um sistema de armazenamento pessoal, ou seja, não colaborativo.
- O Sharepoint é uma plataforma projetada especificamente para promover o trabalho colaborativo em ambiente online. É um ambiente empresarial em que os colaboradores compartilham pastas e ficheiros, incluindo a edição de ficheiros em simultâneo.
- A usubilidade do Sharepoint é bem mais ampla do que a do OneDrive, pois pode ser adaptado para funcionar como uma intranet. Além de poder ser integrado com o Teams.
Como partilhar se o Onedrive não estiver instalado ou em execução?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade do Iscte-IUL
Resposta/Solução: Se a aplicação do OneDrive para ambiente de trabalho estiver instalada no seu computador, deverá ver a opção “Partilhar” ao clicar num ficheiro ou pasta no Explorer.
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- Se o OneDrive não estiver em execução ou se a aplicação para ambiente de trabalho não estiver instalada, não poderá partilhar a partir do Explorador de Ficheiros ou do Finder.
- Pode continuar a partilhar ficheiros e pastas do OneDrive a partir do onedrive.com.
- Se não vir os ícones do OneDrive na barra de tarefas ou na área de notificação, inicie o OneDrive.
Como partilhar ficheiros do Onedrive a partir do meu Cofre Pessoal?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
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- Como os itens no seu Cofre Pessoal são privados, não podem ser partilhados.
- Se pretender partilhar algum item alojado no seu Cofre Pessoal, terá de o transferir para uma pasta fora do seu Cofre Pessoal e partilhá-lo a partir dessa pasta.
Como posso validar a minha conta do Office365?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Se estiver com problemas para enviar e-mails de partilha, tal poderá dever-se a problemas de validação com a sua Conta Microsoft.
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- Aceda a https://account.live.com/reputationcheck para validar a sua conta Microsoft.
- Certifique-se de que o seu Perfil da Conta Microsoft está atualizado e completo.
- Certifique-se de que aceita os “Termos de Utilização“, se solicitado.
Não é possível partilhar ficheiros do OneDrive
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: Se não consegue partilhar ficheiros do OneDrive, poderá ser porque:
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- Atingiu os seus limites de partilha;
- Necessita de validar a sua conta;
- O item está no seu Cofre Pessoal;
- O OneDrive não está em execução;
- A sua organização desativou ou restringiu o programa.
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Devo guardar ficheiros no OneDrive ou no SharePoint?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
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- Se estiver a trabalhar num ficheiro isoladamente, guarde-o no OneDrive. Os seus ficheiros OneDrive são privados a menos que os partilhe com outros, o que é particularmente útil se ainda não criou uma equipa.
- Se já está a trabalhar em equipa – em Microsoft Teams, SharePoint, ou Outlook – deve guardar os seus ficheiros onde a sua equipa trabalha, porque OneDrive para o trabalho ou para a escola também o liga a todas as suas bibliotecas partilhadas.
Editoras b-on
Atualizado/Updated: 2025-12-20
No serviço b-on o que são conteúdos “all for all” e “some for some”?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução:
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- Os conteúdos “all for all” são conteúdos gerais de subscrição obrigatória. Ou seja, conteúdos comuns a todos os membros b-on. São dois os conjuntos de conteúdos gerais disponibilizados, um para as instituições de investigação e do ensino superior e o outro para os hospitais.
- A b-on também disponibiliza conteúdos de subscrição facultativa, em regime de “Some for Some“, apenas para as instituições que quiseram subscrevê-los e com custos associados.
Informação Adicional: Clicar aqui
Como posso aceder aos conteúdos da b-on?
Atualizado/Updated: 2025-12-20
Público Alvo: Comunidade Iscte-IUL
Resposta/Solução: :
- O acesso aos conteúdos é feito a partir de qualquer computador ligado à internet e cujo endereço IP pertença à rede b-on.
- Este acesso pode ser realizado a partir do serviço de pesquisa da b-on , dos sites dos editores ou através de qualquer motor de pesquisa.
Informação Adicional: Veja aqui como aceder à b-on a partir de casa.