Serviços
Opção bloqueada pelo administrador
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte
A maior parte das opções das configurações têm a possibilidade de ser editadas, pelo próprio utilizador: activar (modo azul) ou desactivar (modo cinza).
As opções com a nota: “Bloqueado pelo administrador”, estão activas por defeito. Deste modo, essa funcionalidade estará sempre disponível.
Não consigo adicionar CO-HOSTs
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Na criação/configuração de uma reunião, quando estou a tentar adicionar um CO-HOST (anfitrião alternativo), aparece uma mensagem “não é um usuário pago”.
Deverá solicitar a esse utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO, nesse instante. Só assim é que irá conseguir adicioná-lo como CO-HOST (anfitrião alternativo).
Veja aqui como efetuar a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO.
Quais são as diferenças entre conta BASIC, PRO ou WEBINAR?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:
Basic
-
-
- Reuniões com duração máxima de 40 minutos.
- Até 100 participantes por sessão.
- Os estudantes só possuem conta BASIC.
-
Pro/Licensed
-
-
- Reuniões sem duração máxima.
- Até 300 participantes por sessão.
- Possibilidade de gravação na cloud.
- Polls.
- Ligação a terminais de videoconferência (H.323).
- Breakout rooms.
- Apenas disponíveis para contas “staff” ou “faculty“.
-
Webinar
-
-
- Apenas por requisição.
- Acima dos 300 participantes até 1.000 por sessão.
- Possibilidade de gravação na cloud.
- Polls.
- Q&As
- Sala de treino.
- Apenas disponíveis para contas “staff” ou “faculty” (docentes).
-
Através desta tabela comparativa, consegue analisar as diferenças entre estas três contas.

Clique aqui para saber de que tipo é a sua conta.
Sou estudante e não consigo ter conta PRO
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Estudantes do Iscte-IUL
Os estudantes só podem usufruir do licenciamento BASIC, tendo em conta o número elevado de utilizações diárias do serviço.
Podem reunir com até 100 participantes durante 40 minutos. No final dessa sessão, devem sair e voltar a entrar no mesmo link/ID.
Como saber de que tipo é a minha conta Zoom?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
-
- O serviço Colibri é um serviço que requer a autenticação do utilizador por parte da federação RCTSaai.
- O processo de autenticação é realizado por si, usando as credenciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
- De forma a verificar de que tipo é a sua conta, clique aqui.
- Uma vez autenticado, irá aparecer toda a informação sobre a sua conta. No campo “affiliation” aparece de que tipo é a sua conta (students, staff ou faculty).
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no iOS?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
No iOS, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
Ação:
- Abrir as Configurações no seu dispositivo iOS.
- Rolar para baixo e tocar em “Geral“.
- Rolar para baixo e tocar em “Idioma e região“.
- Tocar em “Idioma do iPhone/iPad“.
- Escolher o idioma.
- Tocar em “Concluído“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Android?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
No Android, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
Ação:
- Abrir as “Configurações” no seu dispositivo Android.
- Tocar no “Idioma de entrada“.
- Tocar no novo idioma.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Windows?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Ação:
- Selecionar o ícone “^” na barra de tarefas do Windows.
- Clicar com o botão direito do rato no ícone do Zoom na bandeja de notificação.
- Escolher a opção “Trocar idioma | Switch languages“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como me devo autenticar na aplicação Zoom?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Trabalhadores do Iscte-IUL
Ação:
- Abrir a aplicação Zoom.
- Escolher a opção “Entrar“.
- Escolher a opção “SSO“.
- No campo “Domínio“, escrever “videoconf-colibri“(em linux deve também acrescentar .zoom.us).
- Clicar em “Continuar“.
- Será reencaminhado para a página de selecção da instituição onde deverá seleccionar o “Iscte” e autenticar-se com as credênciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
Como ativar um add-in no edoc?
Atualizado/Updated: 2025-01-09
EN
Âmbito: Trabalhador do Iscte
Sintoma: Deixou de aparecer o separador do Edoc no Outlook ou no Word
Causa: O add-in foi/está desativado
Resolução:
- Abrir uma aplicação do Office (Excel, Outlook, Word…).
- Clicar em “Ficheiro | File“.
- Clicar em “Opções | Options“.
- Clicar em “Suplementos | Add-ins”.
- Clicar em “Ir | Go“.
- Selecionar “edocklink Excel Addin” ou “edocklink Outlokk Addin” ou”edocklink Word Addin“, etc., conforme a aplicação do Office em uso, e clicar em “OK“.
O que é um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
Um pedido de informação, aconselhamento, uma alteração padrão ou acesso a um serviço de TI por parte de um utilizador. Por exemplo, para reinicializar uma palavra-passe ou para ser fornecido um conjunto de serviços de TI padronizado a um novo utilizador.
Os pedidos de serviço são geralmente tratados pela central de serviços e não requerem a abertura de um pedido de alteração (PDA). Ver satisfação de pedidos.
O pedidos de serviços de TI do Iscte devem ser registados no “Portal de Serviços dos SIIC” acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/
Ver como registar | acompanhar | aceitar | rejeitar um pedido de serviço no “Portal de Serviços dos SIIC”.
-
-
- Consulte aqui o glossário do Iscte.
-
O que é um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
Um incidente é uma interrupção não planeada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI. Uma falha de um item de configuração que ainda não tenha tido impacte num serviço de TI é também um incidente. Por exemplo: A falha de um disco rígido de um conjunto de discos em espelho.
Mais exemplos de incidentes: o computador da sala de aula não liga, o videoprojetor não liga, não tenho acesso à internet no desktop do gabinete, a impressora self-service do piso C5 tem papel encravado, não consigo autenticar-me no e-learning do Iscte.
-
-
- Ver como registar | acompanhar | aceitar | rejeitar um incidente
-
-
-
- Consulte aqui o glossário do Iscte.
-
Como posso rejeitar a resolução de um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “incidente“.
- Clicar em “Rejeitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como posso rejeitar o enceramento de um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “pedido de serviço“.
- Clicar em “Rejeitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como posso aceitar a execução de um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2025-01-09
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “pedido de serviço“.
- Clicar em “Aceitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como posso aceitar a resolução de um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “incidente“.
- Clicar em “Aceitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como acompanhar o pedido de resolução de um incidente?
Atualizado/Updated: 2025-01-09
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Os Meus Tickets“.
- Selecionar o “incidente“.
Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“. - Para cada “Incidente” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.
Como acompanhar a execução de um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2025-01-09
Âmbito: Comunidade do Iscte.
Ação:
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Os Meus Tickets“.
- Escolher o “Pedido de serviço”.
Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“. - Para cada “Pedido de serviço” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.