FAQ
Como posso organizar uma reunião segura?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte
No decorrer de uma reunião Zoom o anfitrião e anfitrião alternativo (Co-host) tem acesso às Ferramentas do anfitrião.
Este menu centraliza o controle de segurança da reunião, permitindo que o anfitrião ou coanfitrião consigam gerir os participantes, as opções de vídeo, áudio, chat e entre outras opções importantes.
A maioria das configurações pode ser pré-definida no momento de agendamento da reunião.
Este menu disponibiliza uma visão clara dos recursos de segurança em vigor, em que o anfitrião pode:
- Bloquear reunião: bloqueia a reunião, impedindo que novos participantes entrem na reunião.
- Habilitar sala de espera: ativa a sala de espera para novos participantes ou para mover os participantes atuais para a sala de espera.
- Ocultar fotos de perfil: oculta todas fotos de perfil, incluindo a do anfitrião. Ao invés disso, os nomes serão exibidos.
- Pode definir de forma independente as seguintes permissões dos participantes:
- Compartilhar tela;
- Chat;
- Renomear a si mesmo;
- Ativar o áudio;
- Iniciar vídeo;
- fazer anotações sobre o conteúdo compartilhado;
- Partilhar quadros brancos;
- Compartilhar anotações;
- Gravar no computador;
- Solicitar permissão para gravar no computador;
- Solicitar ao anfitrião para iniciar a gravação na nuvem;
- Colaborar com o Zoom Apps;
- Definir temporizadores de reunião.
- Remover participante: permite a remoção de um participante da reunião. O participante não pode voltar novamente a menos que permita que os participantes removidos voltem a ingressar nas configurações da Reunião.
- Suspender atividades do participante: desativar o vídeo, áudio, Zoom Apps e capacidade de partilhar o ecrã de todos os participantes. Também bloqueia a reunião para impedir que os participantes entrem. Esta opção será aplicada a todos os participantes.
Não consigo adicionar Anfitriões alternativos (Co-hosts)
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte
No serviço Colibri só é possível adicionar anfitriões alternativos (Co-hosts) outros utilizadores Colibri pertencentes à rede RCTSaai, que tenham atribuída conta PRO no momento do convite.
Para garantir o sucesso no momento do convite, deverá solicitar ao utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO nesse instante.
Durante o decorrer de uma reunião, o anfitrião pode definir qualquer participante como anfitrião alternativo (Co-host).
Como agendar uma reunião usando a aplicação Zoom?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
- Inicie sessão no Zoom Desktop Client, usando as suas credenciais da federação RCTSaai (xxnes@iscte-iul.pt).
- Confira aqui como proceder.
- Clique no ícone “Agendar”.
- Escolha as configurações da reunião. Observe que algumas dessas opções podem não estar disponíveis se tiverem sido desabilitadas e estiverem desativadas no nível de conta ou grupo.
- Clicar em “Salvar” para concluir e abrir o serviço de calendário selecionado para adicionar a reunião.
- Saber + aqui
Como agendar uma reunião no site do Colibri?
Atualizado/Updated: 2025-06-05
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
- Iniciar sessão no Colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us) utilizando as suas credenciais da federação RCTSaai (xxnes@iscte-iul.pt).
- Clicar em “Reuniões” e, de seguida, em “Agendar uma reunião”.
- Selecione as opções da reunião. Tenha em atenção que algumas destas opções podem não estar disponíveis se tiverem sido desactivadas e bloqueadas na posição “off” ao nível da conta ou do grupo.
- Clicar em “Salvar” para finalizar o agendamento.
- Saber + aqui
Informação adicional:
- O Zoom oferece diversos métodos para agendar uma reunião.
- Um anfitrião tem o controle sobre as opções das suas reuniões agendadas, com exceção das configurações que um administrador tenha bloqueado para todos os usuários na conta ou para todos os membros de um grupo específico.
- Agende uma reunião a partir do Cliente Zoom para Desktop ou do aplicativo móvel.
- Agende uma reunião a partir do Portal Web Zoom.
- Agende uma reunião para outra pessoa.
Confirme o seu endereço de e-mail
Atualizado/Updated: 2025-06-04

Âmbito: Comunidade do Iscte
Quando faz a autenticação no serviço Colibri e aparece-lhe a mensagem: “Confirme o seu endereço de e-mail”.
Ação: Deverá entrar em contato com os SIIC de forma a que sejam corrigidos os atributos do utilizador necessários, para autenticação no serviço Colibri.
Pode consultar os artibutos do seu utilizador no site do serviço RCTSaai na secção My Profile.
Ocorreu um erro enquanto tentava fazer login com SSO
Atualizado/Updated: 2025-06-04

Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Quando aparece esta mensagem de erro, significa que anteriormente entrou com o seu e-mail institucional no site da ZOOM.
Ação: Terá de apagar essa conta, seguindo estes passos:
- Inicie sessão no portal web do Zoom com o seu e-mail institucional (SSO).
- No menu de navegação, clique em “Gerenciamento de conta” e, em seguida, em “Perfil da conta“.
- Clique em “Encerrar minha conta“.
- Clique em “Sim” para confirmar que deseja encerrar a sua conta Zoom. Isso excluirá a sua conta Zoom permanentemente.
- Será redirecionado para a página inicial do Zoom e será exibida uma mensagem a informar que a sua conta foi encerrada com sucesso.
Nota: Após este passo o utilizador já poderá aceder ao serviço colibri: colibri.fccn.pt e realizar a autenticação federada no serviço.
Não me consigo autenticar no serviço Colibri
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Caso esteja com problemas em autenticar-se no serviço Colibri, deve proceder da seguinte forma:
- No seu Browser de internet, abrir uma janela de navegação privada.
Para abrir uma janela de navegação privada no Google Chrome ou Microsoft Edge, poderá usar o atalho de teclado “Ctrl+Shit+N“, ou clicar no ícone com três pontos, e clicar em “Nova janela de navegação privada“.
- Aceder a colibri.fccn.pt, e clique no botão “Entrar“.
- Será reencaminhado para a página de seleção da instituição onde deverá selecionar “Iscte” e autenticar-se com as credênciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe)..
Caso consiga aceder ao serviço Colibri com sucesso, deve seguir os seguintes passos:
- Fechar janela de navegação privada.
- Ir às opções do Browser de internet, e limpar a cache do browser.
- Fechar o browser de internet, e voltar a abrir;
- Aceder e fazer autenticação no serviço Colibri.
Leia os seguintes artigos de ajuda para saber como limpar a cache:
Como posso autenticar no serviço Colibri?
Atualizado/Updated: 2025-06-05
Âmbito: Comunidade do Iscte
O serviço Colibri usa o serviço de autenticação federada RCTSaai, e pode ser acedido através do site Colibri, num Browser de internet, ou através da aplicação Zoom, usando a opção de autenticação SSO (Single Sign-On).
Porque não consigo aceder aos conteúdos que aparecem com o ícone do cadeado?
Atualizado/Updated: 2024-08-22
Os conteúdos da disciplina são geridos pelo(s) professor(es) e os conteúdos que aparecem com o ícone do cadeado (ver imagem abaixo) foram restritos a grupos específicos pelo(s) professor(es).

Se considerar que deveria poder ver este conteúdo bloqueado, contacte o(s) professor(es) e peça para ser adicionado ao grupo pretendido.
Consigo aceder ao Moodle, mas não vejo as disciplinas. Porquê?
Atualizado/Updated: 2025-01-29
Verifique que está inscrito corretamente nas unidades curriculares no Fénix+.
Após a inscrição no Fénix+, deverá aguardar até 48h para as disciplinas ficarem disponíveis no Moodle.
Aviso: As inscrições para as disciplinas são realizadas somente no início do semestre na plataforma e-learning Moodle. Sendo assim, as disciplinas do 1º semestre não estarão visíveis aos estudantes que acederem ao Moodle antes de setembro de 2024 e as disciplinas do 2º semestre não estarão visíveis antes de 19 de dezembro de 2024 (apesar de já estarem no Fénix+).
Erro na impressão – Windows Hello
Atualizado/Updated: 2025-05-27
Para os utilizadores que configuraram a autenticação pelo PIN ou fingerprint – Windows Hello – e não conseguiram imprimir (erro 0x000006ba), devem seguir estes passos:
- Aceder ao menu “Printers & Scanners“, usando a caixa de pesquisa do Windows.
- Selecionar a impressora e carregar no botão “Remover device”.
- Estabelecer uma ligação ao servidor de impressão do Iscte, executando o comando \\printers.iul.intra na caixa de pesquisa do Windows.
Nota: Fora das instalações do Iscte, ligar a VPN antes de tentar estabelecer a ligação ao servidor de impressão do Iscte.
- Na janela de Segurança do Windows, clicar em “Mais opções”.
- Selecionar a opção “Utilizar uma conta diferente”.
- Efetuar autenticação no servidor de impressão, selecionando a opção “Memorizar credenciais“.
Nome de utilizador: Escrever “IUL\nome-de-utilizador” (por ex., IUL\xxnes).
Palavra-passe: Escrever a palavra-passe da conta do Iscte. - Clicar em “OK”.
- Instalar o driver da impressora de rede “Iscte“, usando o botão direito do rato e escolhendo a opção “Ligar…” e aguardar que a instalação termine.
É possível criar grupos por CSV?
Atualizado/Updated: 2025-05-28
Âmbito: Docentes do Iscte
Ação: Sim. Dentro da UC, no menu em cima clicar “Mais”, selecione “Import groups and members”.

Dentro do ficheiro CSV, adicionar os grupos na coluna “group_name” e os nomes de utilizador na coluna “member_username”:

Arrastar (ou selecionar) o ficheiro CSV com os grupos no campo “Importar” e carregar no botão “Import groups and members” e a seguir “Continuar”.
Poderá descarregar um ficheiro .csv de exemplo aqui: exemplo_import_groups
Não consigo carregar ficheiros na UC no Moodle. O que faço?
Atualizado/Updated: 2025-05-28
Âmbito: Docente do Iscte
Ação: Certifique-se que ativou o modo de edição no canto superior direito:

Na página da UC no Moodle, os ficheiros devem ser adicionados criando uma atividade ou um recurso na secção “Disciplina” do menu horizontal:
Na atividade ou no recurso criado, arrastar o(s) ficheiro(s) no campo “Selecione os ficheiros” ou clicar no ícone da seta e selecionar os ficheiros.

Como posso extrair um ficheiro com todos os grupos de participantes no Moodle?
Atualizado/Updated: 2025-05-28
É possível exportar um ficheiro excel ou um CSV com os grupos, basta para isso aceder à página da Unidade Curricular, e no menu Participantes selecionar Perspetiva global e carregar no botão abaixo Descarregar.
Como aceder à App Moodle em dispositivos móveis?
Atualizado/Updated: 2025-05-28
Âmbito: Docentes e Estudantes do Iscte
Ação: Na aplicação introduzir https://moodle24.iscte-iul.pt/ e de seguida selecionar a opção Ligar-se ao seu site https://moodle24.iscte-iul.pt/ e iniciar a sessão.
Como inserir uma fórmula matemática em LaTeX?
Atualizado/Updated: 2025-05-28
Âmbito: Docentes e Estudantes
Ação: Para inserir uma fórmula matemática em LaTeX, a mesma deverá começar por $$ e terminar com $$ (ex: $$ x^2 $$).
Dica: Diferentemente do Moodle 22/23, já não é necessário introduzir o texto na caixa do editor de texto no modo HTML.
Criei uma atividade zoom e surge como atividade de avaliação na pauta. É suposto isso suceder?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Para tal não suceder, na configuração da atividade zoom, opção Avaliação, em Tipo escolher Nenhum.