FAQ
Como posso aceder aos conteúdos da b-on?
Atualizado/Updated: 2025-01-09
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
- O acesso aos conteúdos é feito a partir de qualquer computador ligado à internet e cujo endereço IP pertença à rede b-on.
- Este acesso pode ser realizado a partir do serviço de pesquisa da b-on , dos sites dos editores ou através de qualquer motor de pesquisa.
- Veja aqui como aceder à b-on a partir de casa.
Como posso aceitar a execução de um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2025-01-09
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “pedido de serviço“.
- Clicar em “Aceitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como posso aceitar a resolução de um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “incidente“.
- Clicar em “Aceitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Android?
Atualizado/Updated: 2025-01-15
Âmbito: Comunidade do Iscte
No Android, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
Ação:
- Abrir as “Configurações” no seu dispositivo Android.
- Tocar no “Idioma de entrada“.
- Tocar no novo idioma.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no iOS?
Atualizado/Updated: 2025-01-15
Âmbito: Comunidade do Iscte
No iOS, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
Ação:
- Abrir as Configurações no seu dispositivo iOS.
- Rolar para baixo e tocar em “Geral“.
- Rolar para baixo e tocar em “Idioma e região“.
- Tocar em “Idioma do iPhone/iPad“.
- Escolher o idioma.
- Tocar em “Concluído“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Windows?
Atualizado/Updated: 2025-01-15
Âmbito: Comunidade do Iscte
Ação:
- Selecionar o ícone “^” na barra de tarefas do Windows.
- Clicar com o botão direito do rato no ícone do Zoom na bandeja de notificação.
- Escolher a opção “Trocar idioma | Switch languages“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso autenticar no serviço Colibri?
Atualizado/Updated: 2025-01-15
Âmbito: Comunidade do Iscte
O serviço Colibri usa o serviço de autenticação federada RCTSaai, e pode ser acedido através do site Colibri, num Browser de internet, ou através da aplicação Zoom, usando a opção de autenticação SSO (Single Sign-On).
Como posso exportar a pauta para um ficheiro CSV?
Atualizado/Updated: 2025-01-28
Dentro da UC, no menu em cima clicar Pauta, selecione Exportar, escolher o formato “Ficheiro de texto simples” e clique Descarregar.
Como posso extrair um ficheiro com todos os grupos de participantes no Moodle?
Atualizado/Updated: 2025-01-28
É possível exportar um ficheiro excel ou um CSV com os grupos, basta para isso aceder à página da Unidade Curricular, e no menu Participantes selecionar Perspetiva global e carregar no botão abaixo Descarregar.
Como posso identificar os leitores RFID do Iscte? E para que servem?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte.
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- Leitores do sistema de controlo de abertura de portas
Encontram-se aplicados à porta dos espaços comuns (auditórios, laboratórios, salas de aula, salas de reunião e e salas de refeição) e servem para abrir as respetivas portas.
- Leitores do sistema de controlo de abertura de portas
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- Leitores do sistema de controlo de assiduidade dos estudantes
Encontram-se aplicados no interior dos auditórios, dos laboratórios e das salas de aula do Iscte e servem para efetuar o registo da assiduidade dos estudantes.
- Leitores do sistema de controlo de assiduidade dos estudantes
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- Leitores do sistema de controlo de assiduidade dos trabalhadores não docentes
Encontram-se aplicados nas recepções dos Edifícios (Sedas Nunes, Ala Autónoma e Edifício II) e servem para efetuar o registo da assiduidade dos trabalhadores não docentes.
- Leitores do sistema de controlo de assiduidade dos trabalhadores não docentes
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- Leitores do serviço de impressão e cópia
Encontram-se aplicados/embutidos nos equipamentos do sistema de impressão e cópia em regime de self-service e servem para permitir o acesso ao equipamento.
- Leitores do serviço de impressão e cópia
Como posso organizar uma reunião segura?
Atualizado/Updated: 2025-01-29
Âmbito: Comunidade do Iscte
No decorrer de uma reunião Zoom o anfitrião e anfitrião alternativo (Co-host) tem acesso às Ferramentas do anfitrião.
Este menu centraliza o controle de segurança da reunião, permitindo que o anfitrião ou coanfitrião consigam gerir os participantes, as opções de vídeo, áudio, chat e entre outras opções importantes.
A maioria das configurações pode ser pré-definida no momento de agendamento da reunião.
Este menu disponibiliza uma visão clara dos recursos de segurança em vigor, em que o anfitrião pode:
- Bloquear reunião: bloqueia a reunião, impedindo que novos participantes entrem na reunião.
- Habilitar sala de espera: ativa a sala de espera para novos participantes ou para mover os participantes atuais para a sala de espera.
- Ocultar fotos de perfil: oculta todas fotos de perfil, incluindo a do anfitrião. Ao invés disso, os nomes serão exibidos.
- Pode definir de forma independente as seguintes permissões dos participantes:
- Compartilhar tela;
- Chat;
- Renomear a si mesmo;
- Ativar o áudio;
- Iniciar vídeo;
- fazer anotações sobre o conteúdo compartilhado;
- Partilhar quadros brancos;
- Compartilhar anotações;
- Gravar no computador;
- Solicitar permissão para gravar no computador;
- Solicitar ao anfitrião para iniciar a gravação na nuvem;
- Colaborar com o Zoom Apps;
- Definir temporizadores de reunião.
- Remover participante: permite a remoção de um participante da reunião. O participante não pode voltar novamente a menos que permita que os participantes removidos voltem a ingressar nas configurações da Reunião.
- Suspender atividades do participante: desativar o vídeo, áudio, Zoom Apps e capacidade de partilhar o ecrã de todos os participantes. Também bloqueia a reunião para impedir que os participantes entrem. Esta opção será aplicada a todos os participantes.
Como posso recuperar a palavra-passe na Okta?
Atualizado/Updated: 2025-01-29
Se já é membro da comunidade do Iscte (trabalhador ou estudante), executar os seguintes passos:
- Aceder a https://login.iscte-iul.pt/.
- Introduzir o nome de utilizador do Iscte (por exemplo xxnes@iscte-iul.pt) e carregar em “Próximo“.
- Clicar em “Esqueceu sua senha?“.
- Selecionar a opção “E-mail”, para receber um email de recuperação de palavra-passe no email pessoal.
Nota: O método “Telefone” encontra-se temporariamente indisponível.
- Carregar no botão “Enviar e-mail“.
- Aceder à conta de correio eletrónico pessoal (que estiver adicionado na Okta).
- Irá receber um e-mail automático no seu endereço email pessoal do endereço <noreply.login@iscte-iul.pt>, onde deverá clicar no botão “Redefinir senha“.
Atenção: O link para redefinir a senha é válido por apenas 5 minutos.
Caso o link para redefinir a senha não funcione, pode introduzir o código de verificação indicado no email que recebeu.
- Será aberta uma nova janela do login.iscte-iul.pt no navegador predefinido. Efetuar imediatamente a alteração da palavra-passe e depois clicar no botão “Redefinir senha“.
Como posso registar um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
- Clicar em “Novo Incidente“.
- Selecionar a “Categoria/Subcategoria/…“, navegando no Catálogo de Incidentes.
- Clicar em “Criar Incidente“.
- Preencher o questionário e clicar em “Ok“.
Como posso registar um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Novo Pedido“.
- Selecionar a “Categoria/Subcategoria/…“, navegando no Catálogo de Pedidos de Serviço.
- Clicar em “Criar Pedido“.
- Preencher o questionário e clicar em “Ok“.
Como posso rejeitar a resolução de um incidente?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “incidente“.
- Clicar em “Rejeitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como posso rejeitar o enceramento de um pedido de serviço?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
- Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC.
- Clicar em “Validações“.
- Selecionar o “pedido de serviço“.
- Clicar em “Rejeitar“.
- Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
- Clicar em “Ok“.
Como posso saber quais os sistemas operativos que são compatíveis com as diferentes versões do IBM SPSS Statistics e IBM SPSS Amos?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade Iscte
Poderá obter a resposta aqui.
Como posso validar a minha conta do Office365?
Atualizado/Updated: 2024-09-27
Âmbito: Comunidade do Iscte
Se estiver com problemas para enviar e-mails de partilha, tal poderá dever-se a problemas de validação com a sua Conta Microsoft.
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- Aceda a https://account.live.com/reputationcheck para validar a sua conta Microsoft.
- Certifique-se de que o seu perfil da Conta Microsoft está atualizado e completo.
- Certifique-se de que aceita os Termos de Utilização, se solicitado.
Como recuperar a palavra-passe no Fénix+?
Para utilizadores do tipo fenix010101 ou C010101
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- Aceder ao Fénix+ em https://fenix-mais.iscte-iul.pt
- Clicar em “Não consigo aceder”.
- Iniciar o processo de recuperação da palavra-passe:
– Introduzir o nome de utilizador formato CXXXXX ou fenixXXXXX
– O endereço de correio electrónico pessoal (que está registado no fénix+)
- Clicar em Submeter. Irá receber um email no seu endereço electrónico pessoal com um link que permite a recuperação.