Redes e Conetividade
Redes e Conetividade
Âmbito: Comuniodade Iscte-IUL
O serviço de redes e conetividade assegura o acesso:
- Às redes com fios e sem fios do Iscte, que integram a RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, gerida pela FCCN);
- A uma ligação segura entre o computador pessoal (rede doméstica) e a rede do Iscte (VPN);
- Ao serviço de voz sobre IP (limitado aos trabalhadores do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa).
- Consultar aqui o Regulamento da RCTS
Saber + sobre redes e conetividade
Não consigo ligar à VPN porque não consigo usar a app de MFA. Como devo proceder?
Atualizado/Updated: 2025-05-07
Se não consegue conectar-se à VPN porque não consegue aceder ou utilizar a app de MFA (ex.: Okta Verify), verifique se:
- Mudou de telemóvel ou dispositivo pessoal.
- A app Okta Verify (ou outra app de autenticação, como Google Authenticator) foi desinstalada.
Nestes casos, deve contactar-nos criando um pedido no nosso portal de serviços iAjuda ou enviando uma mensagem via WhatsApp para +351 917 308 650. O nosso serviço procederá ao reset do MFA, permitindo-lhe reconfigurar a autenticação multifator. Para mais informações, consulte a nossa página de suporte.
Como resolver o erro ‘Connection failed’?
Atualizado/Updated: 2025-05-07
Caso tenha o MFA configurado e aparecer o erro ‘Connection Failed’ como aparece na imagem abaixo:

Deverá realizar os seguintes passos:
- Para os computadores Windows, deverá certificar-se que instalou a versão correta da VPN 32/64 bits.
- Verifique que não tem o IP e o DNS configurado manualmente (por exemplo, 8.8.8.8 ou 8.8.4.4).
- Se tem antivírus, recomendamos desativar o bloqueio de pop-up no browser. Ou escolher outro browser como predefinido.
- Em alternativa, desinstalar a VPN (GlobalProtect):
– Windows » através do Painel de Controlo > Selecione Programas > Programas e Funcionalidades e após desinstalar reiniciar o computador. E voltar a instalar e configurar a VPN.
– MacOS » executar o Setup do globalprotect > continuar/seguinte> selecionar “Desinstalar o GlobalProtect.” Após desinstalar reiniciar o computador. E voltar a instalar e configurar a globalprotect (VPN). - Verifique qual o processador do seu dispositivo. Se tiver um processador ARM, deverá remover a versão instalada, fazer restart ao computador e instalar a versão neste link.
Como a VPN num Mac com uma versão antiga do macOS?
Atualizado/Updated: 2025-05-07
Caso o sistema operativo do seu MacOS seja anterior ao Bing Sur 11.7.10, deverá utilizar o seguinte ficheiro para instalar a VPN: GlobalProtect(old).pkg
Antes da instalação, é necessário desinstalar o GlobalProtect seguindo estes passos:
- Executar o Setup do GlobalProtect e clique em Continuar/Seguinte.
- Selecionar a opção “Desinstalar o GlobalProtect” e concluir o processo.
- Reiniciar o computador.
- Instalar novamente a VPN utilizando o ficheiro GlobalProtect(old).pkg.
Importante: Não atualize a VPN após a instalação, pois isso poderá impedir o seu funcionamento.
Como instalar a VPN num dispositivo com processador ARM?
Atualizado/Updated: 2025-05-07
Se quiser instalar a VPN GlobalProtect num dispositivo com processador ARM (por exemplo, Snapdragon), terá de utilizar a versão compatível com este sistema.
Para isso, deve descarregar e instalar o seguinte ficheiro: GlobalProtectARM64-6.3.2.1-525.msi
Erro na impressão – Windows Hello
Atualizado/Updated: 2025-05-07
Para os utilizadores que configuraram a autenticação pelo PIN ou fingerprint – Windows Hello – e não conseguiram imprimir (erro 0x000006ba), devem seguir estes passos:
1. Abrir o menu “Impressoras e Scanners” usando, por exemplo, a caixa de pesquisa do Windows. Selecionar a impressora e carregar no botão “Remove” ou “Remover device”:

2. Estabelecer uma ligação ao servidor de impressão do Iscte, executando o comando \\printers.iul.intra na caixa de pesquisa do Windows.

(Nota: Fora das instalações do Iscte, ligar a VPN antes de tentar estabelecer a ligação ao servidor de impressão do Iscte).
3. Irá aparecer uma janela de Segurança do Windows onde deverá introduzir as credenciais do Iscte. Para fazer isso corretamente, deverá carregar em “Mais opções” (ver a imagem abaixo):

E selecionar a opção “Utilizar uma conta diferente”:

Efetuar autenticação no servidor de impressão, introduzindo e memorizando as credenciais do Iscte (nome-de-utilizador e palavra-passe), na seguinte forma:
Nome de utilizador: Escrever “IUL\nome-de-utilizador” (por ex., IUL\xxnes)
Palavra-passe: Escrever a palavra-passe da conta do Iscte.

Após isso, carregar no botão “OK”.
4. Instalar o driver da impressora de rede “Iscte”, usando o botão direito do rato e escolhendo a opção “Ligar…” e aguardar que a instalação termine.


Posso aceder à b-on a partir de casa?
Atualizado/Updated: 2025-05-07
Âmbito: Comunidade do Iscte
É possível aceder à b-on fora do Iscte através da VPN (Virtual Private Network).
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- Veja aqui como configurar e usar a VPN do Iscte.
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