Colaboração e Conhecimento
Não consigo adicionar CO-HOSTs
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Na criação/configuração de uma reunião, quando estou a tentar adicionar um CO-HOST (anfitrião alternativo), aparece uma mensagem “não é um usuário pago”.
Deverá solicitar a esse utilizador que faça a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO, nesse instante. Só assim é que irá conseguir adicioná-lo como CO-HOST (anfitrião alternativo).
Veja aqui como efetuar a autenticação no serviço Colibri, de forma a passar a ser um utilizador PRO.
Quais são as diferenças entre conta BASIC, PRO ou WEBINAR?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Os tipos de conta Zoom utilizados na videoconferência Colibri são os seguintes:
Basic
-
-
- Reuniões com duração máxima de 40 minutos.
- Até 100 participantes por sessão.
- Os estudantes só possuem conta BASIC.
-
Pro/Licensed
-
-
- Reuniões sem duração máxima.
- Até 300 participantes por sessão.
- Possibilidade de gravação na cloud.
- Polls.
- Ligação a terminais de videoconferência (H.323).
- Breakout rooms.
- Apenas disponíveis para contas “staff” ou “faculty“.
-
Webinar
-
-
- Apenas por requisição.
- Acima dos 300 participantes até 1.000 por sessão.
- Possibilidade de gravação na cloud.
- Polls.
- Q&As
- Sala de treino.
- Apenas disponíveis para contas “staff” ou “faculty” (docentes).
-
Através desta tabela comparativa, consegue analisar as diferenças entre estas três contas.

Clique aqui para saber de que tipo é a sua conta.
Sou estudante e não consigo ter conta PRO
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Estudantes do Iscte-IUL
Os estudantes só podem usufruir do licenciamento BASIC, tendo em conta o número elevado de utilizações diárias do serviço.
Podem reunir com até 100 participantes durante 40 minutos. No final dessa sessão, devem sair e voltar a entrar no mesmo link/ID.
Como saber de que tipo é a minha conta Zoom?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
-
- O serviço Colibri é um serviço que requer a autenticação do utilizador por parte da federação RCTSaai.
- O processo de autenticação é realizado por si, usando as credenciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
- De forma a verificar de que tipo é a sua conta, clique aqui.
- Uma vez autenticado, irá aparecer toda a informação sobre a sua conta. No campo “affiliation” aparece de que tipo é a sua conta (students, staff ou faculty).
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no iOS?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
No iOS, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
Ação:
- Abrir as Configurações no seu dispositivo iOS.
- Rolar para baixo e tocar em “Geral“.
- Rolar para baixo e tocar em “Idioma e região“.
- Tocar em “Idioma do iPhone/iPad“.
- Escolher o idioma.
- Tocar em “Concluído“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Android?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
No Android, o idioma do Zoom é determinado pelo idioma padrão do sistema operativo.
Ação:
- Abrir as “Configurações” no seu dispositivo Android.
- Tocar no “Idioma de entrada“.
- Tocar no novo idioma.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como posso alterar o idioma no cliente Zoom no Windows?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Comunidade do Iscte-IUL
Ação:
- Selecionar o ícone “^” na barra de tarefas do Windows.
- Clicar com o botão direito do rato no ícone do Zoom na bandeja de notificação.
- Escolher a opção “Trocar idioma | Switch languages“.
- O Zoom é automaticamente reiniciado com o novo idioma.
Como me devo autenticar na aplicação Zoom?
Atualizado/Updated: 2025-06-04
Âmbito: Trabalhadores do Iscte-IUL
Ação:
- Abrir a aplicação Zoom.
- Escolher a opção “Entrar“.
- Escolher a opção “SSO“.
- No campo “Domínio“, escrever “videoconf-colibri“(em linux deve também acrescentar .zoom.us).
- Clicar em “Continuar“.
- Será reencaminhado para a página de selecção da instituição onde deverá seleccionar o “Iscte” e autenticar-se com as credênciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).