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Easyvista

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O portal de serviços da Informática do Iscte-IUL que se encontra acessível em https://iajuda.iscte-iul.pt/

Em relação à plataforma anterior há algumas diferenças: 

    • deixa de ser possível fazer pedidos através do endereço de correio iajuda@iscte-iul.pt
    • existe um tempo máximo de resposta definido para cada pedido de serviço/incidente; 
    • é possível fazer o seguimento dos pedidos de forma mais fácil. 

 

O catálogo está organizado numa estrutura hierárquica (categoria/subcategoria), com as seguintes categorias principais:

    • Aplicações → Gestão de Acessos e Suporte a Aplicações.
    • Centro de Dados → Serviços de Infraestrutura e Servidores (servidores, DMZ, backups).
    • Cibersegurança → Segurança Digital e Auditorias.
    • Contas e Email →  Gestão de Contas Institucionais e Correio Eletrónico.
    • Equipamentos → Suporte e Gestão de Equipamentos.
    • Formação → Solicitação de Ações de Formação.
    • Impressão e Digitalização → Serviços de Impressão e Digitalização.
    • Redes, Internet e Comunicações → Serviços de Rede, Internet e Comunicações.
    • Software, Licenças e Contratos → Gestão de Software, Licenças e Contratos.

 

  1. Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Novo Pedido“.
  3. Selecionar a “Categoria/Subcategoria/…“, navegando no Catálogo de Pedidos de Serviço.
  4. Clicar em “Criar Pedido“.
  5. Preencher o questionário e clicar em “Ok“.
Questionário relativo ao registo de um pedido de serviço relativo a um equipamento.

Beneficiário – Pré-preenchido com a identificação do utilizador autenticado no portal que pode indicar outro benefiiciário.

Urgência – Escolher uma das opções disponíveis: “Alta“, “Média” e “Baixa“.

Tipo de Localização – Escolher uma das tioplogias disponíveis. Por ex., “Auditório“, “Laboratório“, “Sala de Aula“.

Localização – Escolher um local navegando na estrutura em árvore.

Equipamento – Indicar o número de inventário do equipamento.

Título – Atribuir um título ao incidente.

Descrição – Descrever o mais detalhamente possível (passo a passo), o incidente mencionando os síntomas, as falhas, os erros, ocorrências anteriores e as tentativas efetuadas para a sua resolução.

Anexos – Sempre que possível anexar documentação: mensagens de erro, logs.

Contato Alternativo – Indicar um contato alternativo (pessoal).

 

  1. Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Os Meus Tickets“.
  3. Selecionar o “pedido de serviço“.Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“.
  4. Para cada “pedido de serviço” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.

Detalhes – Confere acesso aos detalhes (histórico e anexos) quer do incidente, quer do pedido de serviço.

Atualizar – Permite adicionar informação quer ao incidente, quer ao pedido de serviço.

Anexos – Permite adicionar anexos quer ao incidente, quer ao pedido de serviço.

 

  1. Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Validações“.
  3. Selecionar o “pedido de serviço“.
  4. Clicar em “Aceitar“.
  5. Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
  6. Clicar em “Ok“.

 

  1. Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Validações“.
  3. Selecionar o “pedido de serviço“.
  4. Clicar em “Rejeitar“.
  5. Escrever uma justificação.
  6. Clicar em “Ok“.

 

Um incidente refere-se a uma perturbação ou degradação no desempenho de um serviço, equipamento, aplicação ou sistema.

O catálogo está organizado numa estrutura hierárquica (categoria/subcategoria), com as seguintes categorias principais:

    • Aplicações → Incidentes em Aplicações e Software (Falhas, erros, indisponibilidade ou degradação de desempenho em plataformas e softwares).
    • Centro de Dados → Incidentes em Infraestrutura e Servidores (Problemas em serviços do Centro de Dados, incluindo servidores, DMZ, sites e backups).
    • Cibersegurança → Incidentes de Segurança Digital (Código malicioso, fraude, intrusão, violação de privacidade e outras ameaças).
    • Contas e Email → Incidentes em Contas Institucionais e Correio eletrónico (Falhas, erros ou indisponibilidade na conta ou no email institucional).
    • Equipamentos → Incidentes em Equipamentos e Hardware (Avarias, falhas, furto ou degradação de desempenho de dispositivos físicos).
    • Impressão e Digitalização → Incidentes no Serviço de Impressão e Digitalização (Problemas no acesso, configuração ou funcionamento do sistema de impressão).
    • Redes, Internet e Comunicações → Incidentes em Redes, Internet e Comunicações (Falhas ou dificuldades de acesso à rede, Wi-Fi, VPN ou VoIP).
    • Software → Incidentes em software.

 

  1. Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Novo Incidente“.
  3. Selecionar a “Categoria/Subcategoria/…“, navegando no Catálogo de Incidentes.
  4. Clicar em “Criar Incidente“.
  5. Preencher o questionário e clicar em “Ok“.
Questionário relativo ao registo de um incidente num equipamento.

Beneficiário – Pré-preenchido com a identificação do utilizador autenticado no portal que pode indicar outro beneficiário.

Urgência – Escolher uma das opções disponíveis: “Alta“, “Média” e “Baixa“.

Tipo de Localização – Escolher uma das tioplogias disponíveis. Por ex., “Auditório“, “Laboratório“, “Sala de Aula“.

Localização – Escolher um local navegando na estrutura em árvore.

Equipamento – Indicar o número de inventário do equipamento.

Título – Atribuir um título ao incidente.

Descrição – Descrever o mais detalhamente possível (passo a passo), o incidente mencionando os síntomas, as falhas, os erros, ocorrências anteriores e as tentativas efetuadas para a sua resolução.

Anexos – Sempre que possível anexar documentação: mensagens de erro, logs.

Contato Alternativo – Indicar um contato alternativo (pessoal).

 

  1. Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Os Meus Tickets“.
  3. Selecionar o “incidente“. Aplicar um dos 5 filtros disponibilizados pelo iAjuda para facilitar a identificação do ticket: “Em Resolução“, “Fechados“, “Pendentes“, “Registados” e “Resolvidos“.
  4. Para cada “Incidente” é possível executar 3 tipos de ações: “Detalhes“, “Atualizar” e “Anexos“.

Detalhes – Confere acesso aos detalhes (histórico e anexos) quer do incidente, quer do pedido de serviço.

Atualizar – Permite adicionar informação quer ao incidente, quer ao pedido de serviço.

Anexos – Permite adicionar anexos quer ao incidente, quer ao pedido de serviço.

 

  1. Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Validações“.
  3. Selecionar o “incidente“.
  4. Clicar em “Aceitar“.
  5. Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
  6. Clicar em “Ok“.

 

  1. Aceder ao Portal de Serviços dos SIIC em https://iajuda.iscte-iul.pt/.
  2. Clicar em “Validações“.
  3. Selecionar o “incidente“.
  4. Clicar em “Rejeitar“.
  5. Classificação de 1 (insuficiente) a 5 (excelente) a resolução do incidente quer quanto à “Rapidez da intervenção“, quer como a “Qualidade da intervenção”. Se entender que é pertinente, adicionar um comentário.
  6. Clicar em “Ok“.