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O que são mensagens de phishing?

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O phishing é um tipo de ataque em que se usam técnicas de engenharia social para capturar informação sensível de uma vítima através de email.

    • Quando esta técnica é utilizada através de SMS, dá pelo nome de smishing e, por telefone (voz), de vishing.
    • Esta técnica também pode ser usada através de mensagens instantâneas em aplicações de

O que fazer?

    • Não clicar em anexos ou links de emails, de mensagens instantâneas ou de SMS suspeitos;

    • Quando se é contactado, confirmar a veracidade do endereço de email, do perfil ou do número de telefone de origem;

    • Avaliar sempre a oportunidade dos conteúdos de emails, de mensagens instantâneas, de SMS ou de telefonemas;

    • Não partilhar dados pessoais ou seguir instruções sem verificar noutras fontes a veracidade do pedido – por exemplo, junto do gestor de conta do Banco ou de um superior hierárquico;

    • Desconfiar de mensagens com erros formais de linguagem, mas também não confiar em todas as mensagens apenas porque não apresentam erros formais de linguagem;

    • Nas organizações, realizar simulações de ataques de phishing e smishing, e eventualmente de vishing, de modo a aumentar a sensibilização e os níveis de atenção a estes meios;

    • Não partilhar dados sensíveis nas redes sociais porque essa prática pode fornecer informação a possíveis atacantes que queiram realizar spear phishing (phishing dirigido a uma pessoa específica);

    • Denunciar junto dos responsáveis de segurança informática da organização ou junto das autoridades sempre que se é alvo ou vítima de um ataque deste tipo;

    • Estar atento e não se deixar persuadir sem reflexão por solicitações autoritárias, promessas ou pedidos urgentes.

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