Regras do Inquérito de Monitorização Pedagógica
O inquérito de monitorização pedagógica visa monitorizar e melhorar continuamente o processo pedagógico no Iscte através da recolha da opinião e do feedback dos estudantes sobre o curso, as Unidades Curriculares (UC) e os respetivos docentes.
Os resultados deste inquérito são uma fonte valiosa de informação para implementar ações contínuas de melhoria da qualidade do ensino no Iscte. Para que estas melhorias aconteçam, é essencial o envolvimento e a participação dos estudantes neste inquérito.
Incentiva-se a participação de todos e de todas. Ao dedicar apenas alguns minutos a esta tarefa, os estudantes podem contribuir significativamente para a melhoria contínua da qualidade do ensino no Iscte e ainda poderão beneficiar destas melhorias ao longo do curso!
Regras do inquérito de monitorização pedagógica (inquérito no final do semestre/final das aulas de cada Unidade Curricular):
1. O anonimato associado ao preenchimento do inquérito está inteiramente garantido, não havendo qualquer possibilidade técnica de identificação dos estudantes.
2. Tendo em atenção quer o envolvimento e responsabilização dos estudantes na qualidade do ensino, quer a relevância destes Inquéritos para os processos de avaliação externa exigidos pela legislação em vigor, a não participação no inquérito de monitorização pedagógica implica o bloqueio temporário do acesso dos estudantes ao seu “Curriculum” no Fénix+ até ao seu preenchimento.
3. De acordo com o Código de Conduta Académica do Iscte (Artigo 8.º, alínea f), os estudantes devem “Responder atempadamente a todos os inquéritos institucionais que o Iscte tem que aplicar no âmbito quer do seu sistema de garantia da qualidade quer das exigências das agências de certificação e acreditação nacionais e internacionais.
4. Existem duas modalidades de participação no inquérito de monitorização pedagógica: através do preenchimento do inquérito durante os respetivos períodos de resposta ou através da submissão da opção “Não responder” durante o período de resposta dos mesmos.
5. O período de resposta ao inquérito relativo a cada UC/Docente(s) inicia-se quando são atingidos os últimos 20% do período de aulas de cada UC. Por exemplo, se o período de aulas for 100 dias, o estudante pode iniciar a resposta a partir do 80.º dia; se o período de aulas for 50 dias, o aluno pode iniciar resposta a partir do 40.º dia.
6. Quando já tenham decorrido pelo menos 90% das aulas de uma determinada UC e o estudante ainda não tenha respondido ao respetivo inquérito, o acesso ao “Curriculum” no Fénix+ fica temporariamente bloqueado. Este acesso será reposto automaticamente assim que todos os inquéritos em falta sejam preenchidos (ver ponto 5 atrás).
7. Uma vez terminado o período global de recolha de resposta ao inquérito no final do semestre, o bloqueio será automaticamente levantado, mesmo nas situações em que o estudante não tenha participado.
8. Todos os blocos do inquérito deverão ter resposta para evitar o bloqueio temporário do acesso ao “Curriculum”– incluindo os blocos das UC não frequentadas ou os blocos dos docentes com os quais não se teve contacto através da escolha da opção “Não frequentei aulas”.
9. A submissão final do inquérito só é possível após os estudantes terem respondido ao bloco geral do inquérito, aos blocos dos inquéritos de todas as UC em que estão inscritos e a, pelo menos, ao bloco de um docente em cada UC.