Colibri (Zoom)
Atualizado/Updated: 2025-01-15
O Colibri é um serviço de colaboração na Web fornecido pela FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional) que facilita reuniões, aulas e trabalhos de grupo em linha.
Eis algumas das suas principais caraterísticas:
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- Videoconferência: Realização de sessões com múltiplos participantes.
- Integração com o Zoom: Utiliza a plataforma Zoom para uma experiência perfeita.
- Acessibilidade: Disponível para desktop (Windows, Mac, Linux) e dispositivos móveis (iOS, Android).
- Tipos de utilizadores: Contas Basic para todos os utilizadores.
Aviso: a FCCN descontinou o uso do Zoom Pro no serviço Colibri a 28 de Julho de 2025, mais informações aqui: Apoio na Transição do Colibri|Zoom.
O Colibri foi concebido para apoiar a comunidade académica e científica em Portugal, proporcionando um ambiente seguro e intuitivo para a colaboração remota.
O serviço Colibri/Zoom oferece dois tipos de conta: Basic e Webinar.
Aviso: a FCCN descontinou o uso do Zoom Pro no serviço Colibri a 28 de Julho de 2025, mais informações aqui: Apoio na Transição do Colibri|Zoom.
Contas Básicas
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- Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão
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Webinar
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- Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos;
- Reuniões com 300 a 500 participantes;
- Partilha de vídeo apenas para oradores;
- Os participantes não interagem com áudio.
Como saber de que tipo é a minha conta Zoom?
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Esta plataforma utiliza o Sistema de Federação de Contas RCTSaai gerido pela FCCN.
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- Aceder à plataforma Colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
- Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
- Selecionar “Sign In“.
- Selecionar “Sign In with SSO“.
- Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.
- Selecionar o “Iscte“.
- Memorizar a instituição (Iscte).
- Usar as credenciais do Iscte.
- Confirmar abertura do Zoom.
- Selecionar “Sign In“.
O serviço é oferecido em dois ambientes: Conferência Web e Videoconferência.
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- Conferência Web – Orientado para sessões em que se privilegia a partilha de documentos e a interação entre os participantes em detrimento da qualidade de vídeo.
- Videoconferência – Orientado para sessões em que a qualidade de vídeo é superior e a interoperabilidade com terminais tradicionais (H.323) é fundamental para a sessão.
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- Troca de mensagens entre participantes por instant messaging (chat).
- Partilha de ecrã, documentos e aplicações multimédia.
- Gravação de sessões locais ou na cloud, com possibilidade de download.
- Autenticação federada.
- Multidispositivo (computadores, tablets, smartphones).
- Multilíngue (Português e Inglês).