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Colibri (Zoom)

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O Colibri é um serviço de colaboração na Web fornecido pela FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional) que facilita reuniões, aulas e trabalhos de grupo em linha.

Eis algumas das suas principais caraterísticas:

    • Videoconferência: Realização de sessões com múltiplos participantes.
    • Integração com o Zoom: Utiliza a plataforma Zoom para uma experiência perfeita.
    • Acessibilidade: Disponível para desktop (Windows, Mac, Linux) e dispositivos móveis (iOS, Android).
    • Tipos de utilizadores: Contas Basic para todos os utilizadores.
      Aviso: a FCCN descontinou o uso do Zoom Pro no serviço Colibri a 28 de Julho de 2025, mais informações aqui: Apoio na Transição do Colibri|Zoom.

O Colibri foi concebido para apoiar a comunidade académica e científica em Portugal, proporcionando um ambiente seguro e intuitivo para a colaboração remota.

 

 


O serviço Colibri/Zoom oferece dois tipos de conta: Basic e Webinar.
Aviso: a FCCN descontinou o uso do Zoom Pro no serviço Colibri a 28 de Julho de 2025, mais informações aqui: Apoio na Transição do Colibri|Zoom.

Contas Básicas

      • Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão

Webinar

 

Esta plataforma utiliza o Sistema de Federação de Contas RCTSaai gerido pela FCCN.

    1. Aceder à plataforma Colibri em https://videoconf-colibri.zoom.us/ ou através do cliente Zoom instalado no computador.
    2. Realizar autenticação federada (SSO) usando as credenciais da conta do Iscte (e.g., xxnes@iscte-iul.pt e respectiva palavra-passe).
      • Selecionar “Sign In“.

      • Selecionar “Sign In with SSO“.

      • Definir o “Domain (domínio)“: videoconf-colibri.

      • Selecionar o “Iscte“.

      • Memorizar a instituição (Iscte).

      • Usar as credenciais do Iscte.

      • Confirmar abertura do Zoom.

 

O serviço é oferecido em dois ambientes: Conferência Web e Videoconferência.

      • Conferência Web – Orientado para sessões em que se privilegia a partilha de documentos e a interação entre os participantes em detrimento da qualidade de vídeo.
      • Videoconferência – Orientado para sessões em que a qualidade de vídeo é superior e a interoperabilidade com terminais tradicionais (H.323) é fundamental para a sessão.

 

    • Troca de mensagens entre participantes por instant messaging (chat).
    • Partilha de ecrã, documentos e aplicações multimédia.
    • Gravação de sessões locais ou na cloud, com possibilidade de download.
    • Autenticação federada.
    • Multidispositivo (computadores, tablets, smartphones).
    • Multilíngue (Português e Inglês).