Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Cartão de Identificação do Iscte-IUL

EN

 

Todos os estudantes têm direito a um cartão de identificação Iscte.

Para que serve?

    • Marcar presença nas aulas (esta função ainda não está ativa no Iscte-Sintra);
    • Identificar o estudante nos concessionários que fornecem almoços e jantares a preços sociais convencionados com o Iscte;
    • Permitir o acesso às bibliotecas e à requisição de livros;
    • Permitir o acesso ao campus fora dos horários normais de funcionamento;
    • Pode ter vertente bancária.

Tipos de cartão

    • Cartão provisório.
    • Cartão definitivo.

Como ativar?

    • Cartão provisório: é entregue ativo.
    • Cartão definitivo: é ativado pelo estudante no Fénix+ (seja o cartão bancário ou não bancário).
      1. Abrir um browser (Chrome, Firefox, Edge, Safari, Opera…)
      2. Navegar até https://fenix-mais.iscte-iul.pt/
      3. Clicar em “login.iscte-iul.pt” e autenticar usando as credenciais da conta do Iscte (p. ex., xxnes e a respetiva palavra-passe).
      4. Selecionar sucessivamente “ISCTE.solutions” → Área pessoal” → “Meus cartões” → “Gestão de cartões“.
      5. Identificar o cartão e clicar em “Ativar cartão”, na última coluna da respetiva linha.

Como registar a presença nas aulas?

    • Aproximando o cartão do leitor RFID colocado nas salas de aula e nos auditórios e laboratórios.
      • Verde – A presença fica registada.
      • Vermelho – A presença não fica registada.

Saber +

 

Todos os trabalhadores têm direito a um cartão de identificação Iscte.

Cartão Provisório

      • No início de funções no Iscte, a Unidade de Recursos Humanos atribui um cartão provisório devidamente ativado ao trabalhador.
      • Noutras situações, pedimos que nos contacte através dos canais de comunicação indicados nesta página, para agendar um atendimento com a nossa equipa de suporte para ativar os cartões.

Cartão Definitivo

      • Cartão não bancário – É levantado na Unidade de Recursos Humanos (Edifício Sedas Nunes, átrio 1W, sala 1W01).
      • Cartão bancário – É levantado em qualquer agência da CGD ou é entregue na morada do titular.
      • Para ativar o cartão, pedimos que nos contacte através dos canais de comunicação indicados nesta página, para agendar um atendimento com a nossa equipa de suporte.

 

Resolução de Problemas na Leitura do Cartão de Assiduidade

    • Se o cartão passar vermelho nos leitores das salas por mais de três dias, o estudante deve confirmar se:
      • O cartão está ativo (consultar Fénix+)
        • Se sim, reportar anomalia para admissions@iscte-iul.pt com o dia, hora e sala em que ocorreram os erros e  informar o docente da situação.
    • Se o cartão passar verde, mas ao estudante não aparecer registo da picagem em Fénix+, deve ser confirmado se:
      • Foi marcada assiduidade na sala correta;
      • Foi marcada assiduidade até 15min antes ou depois da hora da ocorrência da aula;
      • O docente já lançou o sumário.

Nota: estas três condições são cumulativas

Saber +

Brevemente…