Notícias
Encontra-se a circular um email fraudulento a informar que a conta de utilizador será desativada e solicitando as credenciais através de um link malicioso.
Deste modo os SIIC esclarecem que esta mensagem:
- não tem origem nos nossos serviços técnicos;
- deve ser considerada lixo e eliminada;
- deve, se possível, em https://mail.iscte-iul.pt sinalizar a mensagem como SPAM/PHISHING para que em futuras tentativas de envio seja bloqueada – veja como fazê-lo aqui.
Mais se afirma que os SIIC nunca solicitam ou requisitam aos seus utilizadores, quer por email quer pessoalmente, o envio de dados pessoais e sigilosos como senhas de acesso.
» Se clicou no link identificado como malicioso e introduziu o seu nome de utilizador e palavra-passe, deve alterar a palavra-passe na Okta o mais rapidamente possível em https://login.iscte-iul.pt/.
Em caso de dúvida deverá contactar o suporte através dos seguintes canais:
- através do WhatsApp usando o link https://wa.me/351917308650, ou através do nº +351 917 308 650;
- atendimento telefónico +351 210 464 010 ou extensão 291000/1/2;
- Portal de Serviços https://iajuda.iscte-iul.pt.
Exemplo da mensagem suspeita:

Os Serviços de Infraestruturas Informáticas e Comunicações informam que, aos canais de comunicação, foi adicionado o WhatsApp como plataforma de comunicação online.
O atendimento será preferencialmente realizado por canais de comunicação eletrónicos aos quais acrescentámos o WhatsApp, para resolução mais imediata dos pedidos de suporte, podendo dar lugar a um apoio remoto usando ferramentas online como por exemplo o Zoom ou o Teams.
A partir do dia 15 de janeiro, o atendimento presencial será realizado apenas por agendamento no caso em que se verifique a necessidade.
Para apoio/suporte informático disponibilizamos os seguintes canais:
- Atendimento online disponível via WhatsApp nos dias úteis, das 9:00 às 17:00 – usando este link, clicando no ícone de WhatsApp localizado no canto inferior direito das páginas deste website ou ainda através do número +351 917 308 650.
- Atendimento telefónico +351 210 464 010 ou extensão 291000/1/2 – dias úteis das 9:00 às 17:00 horas;
- Portal de serviços para registo de pedidos de suporte no Iajuda;
- Tutoriais de suporte e informações gerais disponíveis aqui no website.
Está disponível para a comunidade Iscte o guia de utilização sobre o Microsoft Copilot, uma ferramenta de IA que apoia na criação e edição de conteúdos.
Visite a nossa página para saber mais sobre o acesso, funcionalidades e utilizações avançadas: Microsoft Copilot – Iscte-SIIC
Devido a uma atualização do sistema de autenticação Okta, ao aceder à conta institucional já não aparece a imagem de perfil previamente configurada.
Em substituição, deverá surgir a imagem padrão apresentada abaixo:

O serviço de assinatura digital fornecido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa – está em recuperação devido ao ataque informático de 10 de outubro.
Poderá consultar mais informações sobre o estado do serviço » aqui
Se tiver configurado a autenticação pelo PIN ou fingerprint (Windows Hello) e não conseguir imprimir, para ultrapassar o problema basta seguir os passos indicados nesta página: Erro na impressão – Windows Hello.
O processo de ativação da conta do utilizador Iscte foi alterado recentemente.
Para ativar a conta, queira por favor consultar a nossa página: Ativação da conta – Iscte-SIIC (iscte-iul.pt)
O processo de recuperação de palavra-passe foi alterado recentemente.
Para recuperar a sua palavra-passe, queira por favor consultar a nossa página: Como posso recuperar a palavra-passe na Okta? – Iscte-SIIC (iscte-iul.pt).