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Webinars

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Registar participantes, realizar apresentações interativas e analisar os dados dos participantes para conseguir reuniões mais eficazes.

Como agendar um Webinar?

No agendamento de aulas ou palestras online aplique as configurações pré-definidas:

  1. No Teams, selecione “Calendário”.
  2. Selecione a seta pendente junto a “Nova reunião ”.
  3. Selecione “Seminário Web”.
  4. Adicione detalhes do webinar e selecione “Guardar ”.
  5. Selecione “Publicar site” quando estiver pronto para tornar o seu site de eventos público.
    • Para saber mais consulte o suporte da Microsoft aqui.

Detalhes para apresentadores e organizadores

  1. Siga os passos acima.
  2. No formulário de agendamento do webinar, aceda a “Configuração” > “Detalhes”.
  3. No campo “Co-organizadores”, convide pessoas para ajudar a organizar o evento.
  4. Em “Apresentadores da sua organização”, convide oradores do Iscte.  Selecione “Adicionar apresentadores externos”, para convidar oradores de outras organizações.
  5. Selecione “Guardar e enviar convites ”.
    • Para saber mais sobre como personalizar um Webinar, consulte o suporte da Microsoft aqui.

Formulário de registo para participantes

Os detalhes do formulário serão vistos por todas as pessoas convidadas para o webinar.

  1. Siga os passos em descritos em “Como agendar um Webinar?”
  2. Adicione os detalhes do Webinar e selecione “Guardar ”.
  3. Selecione “Registo” > “Configuração”.
  4. Em “Requisitos de registo”, defina a capacidade do evento, ajuste os requisitos de registo e adicione campos ao formulário.
  5. Selecione “Guardar ”.
    • Para saber mais sobre gerir registos de Webinar, consulte o suporte da Microsoft aqui.

Quem pode gerir as sessões de Perguntas e Respostas (P&R)

Por omissão, nas reuniões, só os organizadores e coorganizadores podem gerir as “P&R”. Nas assembleias e webinars, os apresentadores também podem assumir esta função.

Para alterar quem pode gerir as “P&R” numa assembleia ou num Webinar, execute os passos abaixo.

    1. Selecione “Calendário ” no Teams.
    2. Selecione um evento e selecione “Editar” > “Mais opções“.
    3. Abra os detalhes da assembleia ou do webinar.
    4. Selecione “Opções de reunião ”.
    5. Selecione “Cativação ”.
    6. Escolha uma opção no menu pendente “Quem pode gerir as Perguntas e Respostas”.
    7. Selecione “Aplicar”.
    • Para saber mais sobre sessões de “P&R”, consulte o suporte da Microsoft aqui.

Saiba mais…
(conteúdo de fontes externas da responsabilidade da Microsoft)

 Como configurar um Webinar

 P&R em reuniões

 Microsoft Teams: O guia definitivo para reuniões e colaboração

Como tornar as reuniões mais acessíveis e inclusivas

Como usar o quadro branco (Whiteboard) numa reunião

Como usar anotações colaborativas numa reunião

Dicas para reuniões seguras e eficazes

Como agendar uma reunião

 Como participar numa reunião

 Dicas sobre reuniões

Aceda aos módulos de formação que preparámos
(com base em conteúdo de fontes externas da responsabilidade da Microsoft)

Precisa de ajuda?

Sugestões para Reuniões, Aulas e Palestras (seminários, workshops)

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Melhore e personalize a sua experiência de reunião no Teams.

Agendamento de Aulas e Palestras

No agendamento de aulas ou palestras online aplique as configurações pré-definidas:

    • Classe (aula), do inglês, class → ideal para turmas, com controle de permissões (professor como apresentador, alunos como participantes). Como?
        1. Selecione “Calendário  no Teams.
        2. Selecione “Novo” + > “Classe”.
        3. Adicione o título da reunião, as horas de início e de fim e outros detalhes.
        4. Selecione “Guardar” depois de adicionar todos os detalhes da reunião.
    • Palestra (do inglês, lecture) → para sessões expositivas, onde apenas apresentadores falam e participantes ficam em modo audiência. Como?
        1. Selecione “Calendário  no Teams.
        2. Selecione “Novo” + > “Palestra”.
        3. Adicione o título da reunião, as horas de início e de fim e outros detalhes.

Reagendar uma reunião

Reagende reuniões e eventos a partir do seu calendário do Teams. Para atualizar rapidamente a hora de uma reunião, selecione-a no seu calendário do Teams, arraste-a para um novo horário e largue-a.

Será notificado da disponibilidade dos convidados antes de atualizar a hora da reunião.

Também pode alterar a hora da reunião ao abrir os detalhes da reunião, escolher uma nova hora e selecionar “Enviar atualização”. Os participantes receberão automaticamente uma notificação com a hora atualizada.

Alterar o estado “Mostrar como”

Como organizador, pode definir o estado “Mostrar Como” da reunião na barra de ação. Quando os participantes do RSVP (ferramenta que permite confirmar presença em reuniões e eventos dentro do Teams), o respetivo estado refletirá automaticamente o estado definido pelo organizador.  Para definir a opção “Mostrar como:

  1. Selecione “Mostrar como” (Show as) nos detalhes da reunião.
  2. Selecione o estado que pretende que os participantes tenham enquanto estão na sua reunião.

Notas:

    • Os participantes podem escolher um estado “Mostrar como” diferente ao clicar com o botão direito do rato na reunião no respetivo calendário do Teams, pairar o cursor sobre “Mostrar como” e selecionar um estado.
    • O valor predefinido do estado “Mostrar Como” para todas as reuniões é “Ocupado”.

Controlos do Apresentador
A barra de ferramentas só está visível para a pessoa que está a apresentar.

    • Arrastar alça: Selecione sem soltar a alça de arrastar da barra de ferramentas para mover a barra de ferramentas do apresentador. Isto impede que bloqueie partes importantes do ecrã. Solte a alça de arrastar quando a colocar na área certa.
    • Câmara: Ativar/desativar a câmara.
    • Mic: Ativar/desativar o microfone.
    • Atribuir controlo: Permitir que alguém aceda e interaja com o seu ecrã. Enquanto têm controlo, podem efetuar seleções, edições e outras modificações no seu ecrã partilhado.
    • Retomar controlo: Se deu controlo a alguém, selecione “Retomar” quando pretender recuperar o controlo.
    • Partilhar de áudio: Para transmitir áudio do seu dispositivo aos participantes da reunião através do Teams. Todo o som do seu computador, incluindo notificações, será audível na reunião.
    • Otimizar: Para evitar problemas ou atrasos ao partilhar conteúdos de vídeo.
    • Esquema (layout):
      • Apenas conteúdo – Os participantes verão o seu conteúdo e feed de vídeo.
      • Destaque: bloqueia o fundo e ajuda-o a destacar-se no seu feed de vídeo.
      • Lado a lado: o utilizador e outro participante serão colocados lado a lado na janela da reunião.
    • Anotar: bloqueia o que está no ecrã enquanto você e outras pessoas desenham ou adicionam notas sobre o conteúdo.
    • Conversa: ver e participar numa vista compacta do chat da reunião enquanto apresenta conteúdo. A sua audiência não verá a janela de chat no seu ecrã partilhado.
    • Pessoas: Abre uma janela de reunião minimizada junto ao conteúdo partilhado. Selecione “Pessoas” para ver outras pessoas na sua reunião.
    • Parar de partilhar: Para parar de partilhar o seu ecrã e regressar à janela principal da reunião.
    • Afixar: para manter a barra de ferramentas no local onde a posicionou.

Utilize o PowerPoint Live

O PowerPoint proporciona ao apresentador e ao público uma experiência inclusiva e envolvente, combinando as melhores partes da apresentação em PowerPoint com a ligação e colaboração de uma reunião no Teams.

    • O Apresentador tem uma vista única que lhe permite controlar a sua apresentação e gerir a participação da sua audiência.
    • A audiência pode interagir com a apresentação e personalizar a sua experiência de visualização com legendas, diapositivos de alto contraste e diapositivos traduzidos para o seu idioma nativo.
    • Veja como aqui.

Gravar uma Reunião

Iniciar a gravação

Para iniciar a gravação:

      1. Inicie ou junte-se à uma reunião.
      2. Nos controlos da reunião, selecione “Mais ações ” > “Gravar e transcreva ”> “Iniciar gravação ”.
      3. Selecione “Confirmar”.

Notas:

      • A gravação continua mesmo que a pessoa que iniciou a gravação saia da reunião.
      • A gravação é interrompida automaticamente quando todas as pessoas saírem da reunião. Se alguém se esquecer de sair, a gravação terminará e reiniciará automaticamente a cada quatro horas até que o último participante saia da reunião.
      • Se um dos participantes tiver uma política de gravação de conformidade, a reunião será gravada de acordo com a política, mesmo que esse participante seja de outra organização.

Para gravar apenas o áudio:

      1. Selecione “Mais ações ” nos controlos da reunião.
      2. Selecione “Gravar e transcreva ”> “Iniciar gravação ”.
      3. No menu pendente “Escolher o que gravar” e selecione “Apenas áudio”.
      4. Selecione “Confirmar”.

Parar a gravação

    1. Nos controlos da reunião, selecione “Mais ações ” > “Gravar e transcreva ”.
    2. Selecione uma das seguintes opções:
      • Pare a gravação” para parar a gravação e a transcrição em direto.
      • Pare a transcrição” para parar apenas a transcrição em tempo real. A gravação continuará até selecionar “Parar gravação”.

Localizar a gravação

    1. A gravação é processada e guardada no OneDrive.
    2. Quando uma gravação fica disponível, o organizador da reunião receberá um e-mail. A gravação será apresentada no chat ou canal da reunião.
    3. Os convidados e participantes externos só podem ver a gravação se forem explicitamente partilhados com os mesmos.

Escolher quem pode gravar e transcrever

    • Organizadores e coorganizadores ou organizadores e apresentadores.
    • Para escolher quem pode gravar e transcrever – Calendário clássico:
      1. Selecione “Calendário” no Teams.
      2. Selecione uma reunião ou evento.
      3. Selecione “Editar”.
      4. Na descrição da reunião, prima sem soltar “Ctrl” e selecione “Opções de reunião”.
      5. Em “Gravação e transcrição”, selecione a sua preferência no menu pendente “Quem pode gravar e transcrever”.
      6. Selecione “Guardar”.

Nota: Pessoas de outras organizações, convidados e anónimos não pode iniciar nem parar a gravação.

Privacidade

    • Todos os participantes da reunião receberão uma notificação no respetivo ambiente de trabalho, web ou aplicação móvel do Teams assim que a gravação da reunião começar.
    • O organizador da reunião é automaticamente o proprietário da gravação. Por omissão, apenas os organizadores e coorganizadores da reunião podem transferir ou eliminar a gravação.

Saiba mais…
(conteúdo de fontes externas da responsabilidade da Microsoft)

 Microsoft Teams: O guia definitivo para reuniões e colaboração

Como tornar as reuniões mais acessíveis e inclusivas

Como usar o quadro branco (Whiteboard) numa reunião

Como usar anotações colaborativas numa reunião

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Precisa de ajuda?

Adeus, Zoom! Olá, Microsoft Teams!

Estamos a unificar a colaboração no Iscte. O Microsoft Teams passa a ser a ferramenta institucional para reuniões, chat e partilha de ficheiros.

Porquê a mudança?

O Teams integra-se no nosso Microsoft 365, simplificando o agendamento via Outlook, o acesso às reuniões, o chat persistente e a coedição de documentos — tudo num só lugar.

O que muda para si?

Tudo o que fazia no Zoom tem equivalente no Teams. Ganhe integração e menos passos manuais.

Principais Características e Funcionalidades

      • Chat e Comunicação: O Teams oferece chat persistente em grupo e individual.
      • Reuniões e Videoconferências: Permite agendar e realizar reuniões online com áudio e vídeo, compartilhar telas e utilizar recursos como quadro branco e legendas.
      • Colaboração em Ficheiros: o Teams facilita a partilha e a colaboração em documentos do Office 365, como Word, Excel e PowerPoint, além de outros tipos de ficheiros.
      • Integração com Aplicativos: o Teams integra diversas aplicações, como o OneNote, o Planner e outros aplicativos de terceiros, ampliando suas funcionalidades.
      • Canais: o Teams organiza a comunicação em canais, permitindo discussões focadas em tópicos específicos ou projetos dentro de uma equipe.

Vamos começar!

  1. Se ainda não possui a aplicação, escolha a sua loja preferida para instalá-la.

  2. Inicie o Teams e autentique-se usando as credencias da sua conta do Iscte (p.e., xxnes@iscte-iul.pt e a respetiva palavra-passe).
    1. No Windows, clique em “Iniciar ” > Microsoft Teams .
    2. No Mac, aceda à pasta “Aplicações” e clique em Microsoft Teams .
    3. Em dispositivos móveis, toque no ícone Teams .
  3. Participar numa reunião do Teams a partir da aplicação.
    1. Selecione “Calendário ” no Teams.
    2. Selecione uma reunião e selecione “Participar”.
    3. No ecrã de pré-associação,  ajuste as definições da câmara e do microfone.
      Selecione “Participar agora”.
  4. Agendar uma reunião no Teams a partir da aplicação.
    1. Aceda ao seu “Calendário ” no Teams.
    2. Selecione “Nova reunião +” .
    3. Adicione o título da reunião, as horas de início e de fim e outros detalhes.
    4. Introduza os nomes no campo “Adicionar participantes necessários” para convidá-los para a reunião.Dica: Selecione “Assistente de agendamento” para ver a disponibilidade de todas as pessoas numa vista de calendário.
    5. Selecione “Guardar” depois de adicionar todos os detalhes da reunião.

Saiba mais…
(conteúdo de fontes externas da responsabilidade da Microsoft)

Como agendar uma reunião

 Como participar numa reunião

 Dicas sobre reuniões

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Precisa de ajuda?

Indisponibilidade assinatura digital – 29 junho

No domingo (dia 29 de junho), a iniciar pelas 14:30 e com uma duração estimada de 2 horas, a AMA irá realizar uma intervenção nos seus serviços.
Esta intervenção terá impacto na disponibilidade da assinatura digital no Fenix+ pelo que durante esse período não será possível realizar a assinatura de pautas no momento do lançamento de notas.
Obrigado pela compreensão.

App Móvel

EN

Foi recentemente desenvolvida pelo Serviço de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (SDSI) uma app para telemóvel para a nossa comunidade de estudantes.

No entanto, a app pode ser utilizada por qualquer membro da comunidade Iscte com o mesmo login e password que é usado para aceder aos restantes sistemas de informação (ex: Fenix+).

Visite a nossa página aqui para saber como a app pode ser descarregada.

Serviço Colibri | Zoom

EN

Como garantir uma conta Pro?

    • Autenticar sempre no serviço Colibri (colibri.fccn.pt) antes de começar uma nova reunião.

Como sei se tenho uma conta Pro ativa?

    • Fazer login no serviço
    • Aceder ao meu perfil em “Profile
    • Verificar o meu tipo de Licença na seção “Account”: Licensed (Pro)

Quem tem acesso a contas Pro (licensed)?

    • Staff e Docentes das entidades aderentes.
    • As contas “Licensed” têm acesso a reuniões com duração superior a 40 minutos por sessão.

Quem tem acesso a contas basic?

    • Alunos e investigadores.
    • As contas “basic” têm acesso a reuniões com a duração máxima de 40 minutos por sessão.

Happy Hour Estudantes | Investigadores

    • Alunos e investigadores têm agora acesso a contas “pro“, que estão disponíveis entre as 19:00 e as 7:00 da manhã.
    • Fora deste período apenas têm acesso a contas “basic“.

Instalação Infraestrutura HDMI e de Videoprojetores de Curta Distância

EN

Instalação de infraestrutura HDMI (cabo): 72
Salas renovadas: 72 100%
Instalação de infraestrutura HDMI (switch): 72
Switches instalados: 72 100%
Instalação de videoprojetores de curta distância: 53
Videoprojetores instalados: 53 100%
Instalação de videoprojetores existentes: 36
Videoprojetores instalados: 36 100%

 

Objetivo: Modernizar das salas de aula do Iscte garantindo a substituição de cablagem vídeo analógico (VGA) por digital (HDMI), bem como a instalação de vidoprojetores de curta-distância.

Estas intervenções terão, no entanto, um impacto no dia a dia, pelo que esperamos contar com a compreensão de toda a Comunidade.

Trabalhos Executados

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025

Planeado:

Executado:

Planeado:

    • Edifício 1 – JJ Laginha
    • Edifício 2 – C7.07 (aguarda finalização da reparação do teto – inflitração)

Executado:

    • Edifício 1 – JJ Laginha (falta passar os cabos HDMI para as televisões a efetuar na próxima sexta-feira)
    • Edifício 2 – 

Planeado:

Executado: 

Planeado:

Executado: 

Planeado:

Executado: 

Planeado:

Executado: 

Planeado:

Executado: 

Planeado:

Executado: 

Planeado:

Executado: 

Planeado (5):

Executado (3/5):

    • C7.06
    • C7.08
    • C7.09

Planeado (8):

Edifício 2

Executado (4/8):

Edifício 2

    • C6.06
    • C6.09
    • C7.05
    • C7.10

Planeado (3):

Executado (0/3):

Planeado (6):

Edifício 2

Executado (0/6):

Planeado (5):

Executado (0/5): 

3 Videoprojetores:

Edifício 1:

Edifício 2:

Planeado (5):

Executado (5/5):

2 Videoprojetores:

Planeado (10):

Edifício 1

Edifício 3

Executado (3/10):

Planeado (11):

Executado (3/11):

Planeado (9):

Executado (5/9):

Edifício 1

Edifício 3

Planeado (7):

Edifício 1

Edifício 3

Executado (3/7):

Edifício 3

Mensagem suspeita

Encontra-se a circular um email fraudulento a informar que a conta de utilizador será desativada e solicitando as credenciais através de um link malicioso.
Deste modo os SIIC esclarecem que esta mensagem:

  • não tem origem nos nossos serviços técnicos;
  • deve ser considerada lixo e eliminada;
  • deve, se possível, em https://mail.iscte-iul.pt  sinalizar a mensagem como SPAM/PHISHING para que em futuras tentativas de envio seja bloqueada – veja como fazê-lo aqui.

Mais se afirma que os SIIC nunca solicitam ou requisitam aos seus utilizadores, quer por email quer pessoalmente, o envio de dados pessoais e sigilosos como senhas de acesso.

» Se clicou no link identificado como malicioso e introduziu o seu nome de utilizador e palavra-passe, deve alterar a palavra-passe na Okta o mais rapidamente possível em https://login.iscte-iul.pt/.

Em caso de dúvida deverá contactar o suporte através dos seguintes canais:

Exemplo da mensagem suspeita:

Alteração no atendimento dos SIIC

EN

Os Serviços de Infraestruturas Informáticas e Comunicações informam que, aos canais de comunicação, foi adicionado o WhatsApp como plataforma de comunicação online.

O atendimento será preferencialmente realizado por canais de comunicação eletrónicos aos quais acrescentámos o WhatsApp, para resolução mais imediata dos pedidos de suporte, podendo dar lugar a um apoio remoto usando ferramentas online como por exemplo o Zoom ou o Teams. 
A partir do dia 15 de janeiro, o atendimento presencial será realizado apenas por agendamento no caso em que se verifique a necessidade.

Para apoio/suporte informático disponibilizamos os seguintes canais:

  • Atendimento online disponível via WhatsApp nos dias úteis, das 9:00 às 17:00 – usando este link, clicando no ícone de WhatsApp localizado no canto inferior direito das páginas deste website ou ainda através do número +351 917 308 650.
  • Atendimento telefónico +351 210 464 010 ou extensão 291000/1/2 – dias úteis das 9:00 às 17:00 horas;
  • Portal de serviços para registo de pedidos de suporte no Iajuda;
  • Tutoriais de suporte e informações gerais disponíveis aqui no website.