Trabalhos Académicos
Atualizado/Updated: 2025-05-20
EN
Para ser possível ao estudante criar o registo de tema, tem de cumprir os seguintes requisitos:
- Ter matrícula com estado “Matriculado” em Mestrado ou Mestrado Integrado
- Inscrito em UC de Dissertação, Trabalho de projeto ou Estágio
- Inscrito no 2º ano ou no 5º ano (Mestrado integrado)
É crucial que os estudantes introduzam a equipa completa no registo para evitar que o mesmo seja cancelado/ rejeitado.
Para a criação e submissão de trabalho académico é necessário introduzir a informação inicial (Tema em PT e EN) e a equipa de orientação (é obrigatório pelo menos o orientador 1).
Criar Trabalho Académico
O Aluno pode criar um trabalho académico no separador “Aluno” escolhendo a opção “Trabalhos Académicos”.
De seguida clicar em “Inscrever”.
Preencher a informação solicitada e clicar em “Criar”
Registar Tema
Após a criação no detalhe do trabalho académico, selecionar o separador “Registo tema”. Clicar em “Editar” para preencher o tema.
Preencher o tema em PT e EN. Para guardar as alterações clicar em “Guardar”.
Preencher com os dados do orientador solicitados.
Neste passo, deverá carregar o documento em pdf que comprove a aceitação do orientador externo.
De seguida clicar em “Pedir aceitação pelo(s) orientadores”.
Nota: No Fénix+, os estudantes não criam conta de orientadores, mas podem pedir a sua criação.
O aluno é notificado pelo sistema sempre que exista uma rejeição (por parte do orientador na aceitação, dos serviços na comissão científica, ou por falta de elementos na equipa de orientação).
O Aluno após receber a notificação deverá no detalhe do trabalho académico, Clicar em “Iniciar alterações”.
Voltar ao passo de “Adicionar Equipa de Orientação”
Permitir estudante alterar equipa
É permitido ao estudante alterar a equipa de orientação, após aprovação da proposta inicial na CC da escola.
Nota: Se o estudante alterar a equipa de orientação volta ao estado “Pendente de orientadores” enquanto aguarda aceitação.
Iniciar Entrega Sem Pedido de Embargo
No detalhe do trabalho académico, clicar em “Iniciar entrega”
1- No detalhe do trabalho académico, selecionar os separadores com informação em falta e preencher/anexar:
a) Registo de tema;
Título, Tema, Palavras-Chave e Resumo (antigo Abstract) em PT e EN.
b) Declaração de honra e requerimento;
c) Declaração Repositório ISCTE;
Se o estudante escolheu requerer embargo, no estado seguinte do processo deve anexar o requerimento devidamente fundamentado
d) Tipo de Trabalho;
e) Indicar se trata de dissertação ou trabalho de projeto.
Documentos da entrega em formato pdf (Versão final do trabalho final e Curriculum Vitae).
Se a versão final do trabalho final (em PDF) que anexou ultrapassar o tamanho máximo suportado pela ferramenta de deteção de plágio (20 MB), o sistema Fénix irá enviar para a ferramenta de deteção de plágio uma cópia da versão final do trabalho final sem imagens.
a) Vertente gráfica;
Apenas para os estudantes de MIA.
b) Objetivos desenvolvimento sustentável;
O estudante deve selecionar até 3 objetivos ou indicar que não pretende responder.
Clicar em “Submeter entrega”
Iniciar Entrega Com Pedido de Embargo
Seguir todos os passos anteriores de “Entrega Sem Pedido de Embargo”.
No detalhe do trabalho académico, selecionar o separador” Requerimento de embargo” e anexar:
1. Requerimento de embargo
2. Parecer requerimento de embargo de orientador(es)
Clicar em “Submeter”:
Pesquisa de Trabalho Académico
Pesquisa por estudante para consulta do trabalho académico por meio do processo de estudante.
Entrar na funcionalidade:
Entrar no detalhe do trabalho académico.
Entrega de Versão Reformulada
No detalhe do trabalho académico, selecionar o separador “Versão reformulada a entregar” e clicar em “Upload”.
No detalhe do trabalho académico, clicar em “Submeter reformulações”.