Processo de Matrícula/ Inscrição
Atualizado/Updated: 2025-07-10
- Nota importante: Ao aceder a esta área, a informação apresentada depende da situação académica de cada estudante. Poderá visualizar um processo de inscrição por iniciar ou em curso, não encontrar nenhum processo disponível (mensagem: “Não existem processos de inscrição a decorrer de momento”), ou já ter concluído o processo anteriormente. Qualquer uma destas situações é perfeitamente normal e varia consoante o estado atual da sua inscrição/matricula.”
Para dar início ao seu processo de matrícula, deverá, no menu ‘Aluno‘, selecionar a opção “Processos de Inscrição“.
De seguida, clique em “Iniciar Processo“:
- Caso o botão iniciar processo esteja desativado, coloque o rato por cima para visualizar o motivo da sua desativação.
É apresentada a síntese dos passos a seguir no processo.
Clique no botão “Avançar“:
Preencher todas as informações complementares.
No final, clique em “Guardar” seguido de “Avançar“.
A seguir ser-lhe-á pedido que confirme a sua informação fiscal. Se estiver correta, assinale a checkbox.
Clique em “Avançar” ou “Retroceder” para regressar ao passo anterior.
Seguidamente, verifique e preencha os dados relativos ao seu agregado familiar e à sua situação profissional. Clicar nas setas no lado direito das listas pendentes permite-lhe fazer scroll pelas opções disponíveis. Clique em “Guardar“.
Quando terminar clique em “Avançar” .
Preencha toda a informação complementar sobre percurso escolar/ académico.
Clique em “Avançar” para prosseguir.
No ecrã seguinte, submeta um comprovativo de morada e uma cópia digitalizada do seu cartão de cidadão. Para o efeito, selecione “Formulários” seguido de “Documentos para matrícula/inscrição“.
Na janela que se abre, deverá fazer o upload dos documentos.
Após certificar-se de que anexou os ficheiros corretos, pode fechar a janela e clicar em “Submeter” no ecrã anterior. Tenha em atenção que esta ação não pode ser revertida, nem mesmo clicando em “Retroceder“. Após submeter os documentos pode avançar para o passo seguinte.
A seguir, forneça os dados relativos às suas qualificações anteriores à colocação no ISCTE-IUL, e clique em “Guardar“.
De seguida clicar em “Avançar“.
Neste passo poderá pedir o estatuto de necessidades educativas específicas. Preencha toda a informação obrigatória e clique em “Submeter“.
Confirme a sua submissão. Poderá consultar o pedido em myFenix->Serviços->Requerimentos.
Neste ecrã poderá consultar as instruções do seu curso. Confirme se no ano em que se está a inscrever prevê inscrição em optativas. Pode avançar para o passo seguinte.
Neste passo deverá selecionar a turma consoante o horário do seu curso, e em seguida clicar em “Avançar“.
Consultar as Unidades Curriculares para cada um dos semestres e escolher as respetivas optativas. Poderá mudar de semestre no canto superior direito ou efetuar os passos seguintes para ambos os semestres.
- Caso o seu curso tenha condicionadas para escolher deverá proceder da seguinte forma :
Se ainda não estiver, clique em “Inscrever” e de seguida em “Escolher Opção“
Após clicar em escolher opção, na janela que abre escolha o semestre em que pretende efetuar a inscrição.
Clique em “Inscrever ” na UC pretendida.
Escolha a turma tendo em consideração a sobreposição de aulas e finalmente clique em “Guardar“.
- Caso a UC não tenha turno deverá clicar em “Turnos” e escolher um turno.
- Ao premir escolher opção livre, na janela que se abre, deverá escolher o curso e as unidades curriculares em que pretende inscrever-se
Neste ecrã deverá escolher a turma, tendo em conta a sobreposição de aulas. Poderá consultar a sobreposição de aulas na mensagem abaixo. Clique em “Guardar“.
Confirmar se o total de créditos ECTS inscrito corresponde ao indicado, caso contrário deverá clicar no botão “Retroceder” e efetuar as inscrições em falta.
De seguida clicar em “Avançar“.
Se no passo 12, existir alerta de UCs sem turno, clique em retroceder e adicione o turno em falta.
No ecrã seguinte são exibidas as Unidades Curriculares em que se encontra inscrito. Este ecrã é meramente informativo. Pode avançar para o passo seguinte.
No ecrã seguinte, é-lhe solicitado que autorize o ISCTE a partilhar alguns dados com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), entidade responsável pela emissão do seu cartão de estudante. Caso não pretenda abrir conta na CGD, selecione a primeira opção. Caso contrário, selecione a opção do lado direito. Quando terminar, clique em “Avançar“.
É-lhe mostrada a informação relativa à propina a pagamento. Tome nota e clique em “Avançar“.
Por último, deverá premir em “Confirmar” para que a matrícula seja efetivada e de seguida deve clicar em “Finalizar“ para descarregar o Comprovativo de Inscrição. Não se esqueça de ativar a sua conta ISCTE para poder aceder aos sistemas da instituição.
PARABÉNS! FAZ PARTE DA COMUNIDADE ISCTE-IUL!
Caso seja um estudante de 1ªvez, será redirecionado para a página de ativação da sua conta ISCTE-IUL. Depois de a ativar deverá responder a um pequeno inquérito. A resposta é obrigatória.
Se não o preencher de imediato, será periodicamente alertado para a necessidade de o fazer. Poderá responder mais tarde em “myFénix -> Serviços -> Inquéritos”.
Nota: Caso não esteja a efetuar a inscrição no 1º ano pela primeira vez, e existirem notas por lançar, deverá contactar a escola para que sejam lançadas.