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Processo de Matrícula/ Inscrição

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  • Nota importante: Ao aceder a esta área, a informação apresentada depende da situação académica de cada estudante. Poderá visualizar um processo de inscrição por iniciar ou em curso, não encontrar nenhum processo disponível (mensagem: “Não existem processos de inscrição a decorrer de momento”), ou já ter concluído o processo anteriormente. Qualquer uma destas situações é perfeitamente normal e varia consoante o estado atual da sua inscrição/matricula.”


Para dar início ao seu processo de matrícula, deverá, no menu ‘Aluno‘, selecionar a opção “Processos de Inscrição“.

 

 

De seguida, clique em “Iniciar Processo“:        

    

  • Caso o botão iniciar processo esteja desativado, coloque o rato por cima para visualizar o motivo da sua desativação.

É apresentada a síntese dos passos a seguir no processo.  

 

Clique no botão “Avançar“:

 

Preencher todas as informações complementares.

No final, clique em “Guardar” seguido de “Avançar“.

 

A seguir ser-lhe-á pedido que confirme a sua informação fiscal. Se estiver correta, assinale a checkbox.

 

 

Clique em “Avançar” ou “Retroceder” para regressar ao passo anterior.

 

Seguidamente, verifique e preencha os dados relativos ao seu agregado familiar e à sua situação profissional. Clicar nas setas no lado direito das listas pendentes permite-lhe fazer scroll pelas opções disponíveis. Clique em “Guardar“.

 

 

Quando terminar clique em Avançar” .

 

Preencha toda a informação complementar sobre percurso escolar/ académico.  

 

 

Clique em “Avançar” para prosseguir.

 

 

 

No ecrã seguinte, submeta um comprovativo de morada e uma cópia digitalizada do seu cartão de cidadão. Para o efeito, selecione “Formulários” seguido de “Documentos para matrícula/inscrição“.

 

Na janela que se abre, deverá fazer o upload dos documentos.

 

Após certificar-se de que anexou os ficheiros corretos, pode fechar a janela e clicar em “Submeter” no ecrã anterior. Tenha em atenção que esta ação não pode ser revertida, nem mesmo clicando em “Retroceder“. Após submeter os documentos pode avançar para o passo seguinte.

 

 

A seguir, forneça os dados relativos às suas qualificações anteriores à colocação no ISCTE-IUL, e clique em “Guardar“.

 

De seguida clicar em “Avançar“.

 

Neste passo poderá pedir o estatuto de necessidades educativas específicas. Preencha toda a informação obrigatória e clique em “Submeter“.

 

 

Confirme a sua submissão. Poderá consultar o pedido em myFenix->Serviços->Requerimentos.

 

 

Neste ecrã poderá consultar as instruções do seu curso. Confirme se no ano em que se está a inscrever prevê inscrição em optativas. Pode avançar para o passo seguinte.

 

 

Neste passo deverá selecionar a turma consoante o horário do seu curso, e em seguida clicar em “Avançar“.

 

 

Consultar as Unidades Curriculares para cada um dos semestres e escolher as respetivas optativas. Poderá mudar de semestre no canto superior direito ou efetuar os passos seguintes para ambos os semestres. 

 

  •  Caso o seu curso tenha condicionadas para escolher deverá proceder da seguinte forma : 

Se ainda não estiver, clique em “Inscrever”  e de seguida  em “Escolher Opção

Após clicar em escolher opção, na janela que abre escolha o semestre em que pretende efetuar a inscrição.

Clique em “Inscrever ” na UC pretendida.

Escolha a turma tendo em consideração a sobreposição de aulas e finalmente clique em “Guardar“.

  • Caso a UC não tenha turno deverá clicar em “Turnos” e escolher um turno.

 

  • Ao premir escolher opção livre, na janela que se abre, deverá escolher o curso e as unidades curriculares em que pretende inscrever-se

 

 

Neste ecrã deverá escolher a turma, tendo em conta a sobreposição de aulas. Poderá consultar a sobreposição de aulas na mensagem abaixo. Clique em “Guardar“.

 

Após completar todos os passos, e inscrever em todas as UCS necessárias para concluir o ano curricular deverá clicar em “Avançar” para prosseguir.

 

Confirmar se o total de créditos ECTS inscrito corresponde ao indicado, caso contrário deverá clicar no botão “Retroceder” e efetuar as inscrições em falta.

De seguida clicar em “Avançar“.

 

Se no passo 12, existir alerta de UCs sem turno, clique em retroceder e adicione o turno em falta.

 

No ecrã seguinte são exibidas as Unidades Curriculares em que se encontra inscrito. Este ecrã é meramente informativo. Pode avançar para o passo seguinte.

 

 

No ecrã seguinte, é-lhe solicitado que autorize o ISCTE a partilhar alguns dados com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), entidade responsável pela emissão do seu cartão de estudante. Caso não pretenda abrir conta na CGD, selecione a primeira opção. Caso contrário, selecione a opção do lado direito. Quando terminar, clique em “Avançar“.

 

 

É-lhe mostrada a informação relativa à propina a pagamento. Tome nota e clique em “Avançar“.

 

Por último, deverá premir em “Confirmar” para que a matrícula seja efetivada e de seguida deve clicar em “Finalizar“ para  descarregar o Comprovativo de Inscrição. Não se esqueça de ativar a sua conta ISCTE para poder aceder aos sistemas da instituição.

 

PARABÉNS! FAZ PARTE DA COMUNIDADE ISCTE-IUL!

 

Caso seja um estudante de 1ªvez, será redirecionado para a página de ativação da sua conta ISCTE-IUL. Depois de a ativar deverá responder a um pequeno inquérito. A resposta é obrigatória.

Se não o preencher de imediato, será periodicamente alertado para a necessidade de o fazer. Poderá responder mais tarde em “myFénix -> Serviços -> Inquéritos”.

 

Nota: Caso não esteja a efetuar a inscrição no 1º ano pela primeira vez, e existirem notas por lançar, deverá contactar a escola para que sejam lançadas.