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ED4-B324

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AVISO

    • SOS: Ligar para (+351) 911 749 573
    • Reportar incidentes/problemas ou agendar apoios: Enviar um email para apoiotecnico@iscte-iul.pt

INSTRUÇÕES

1. Ligar o computador à rede sem fios (eduroam).

2. Ligar o cabo USB/USB-C disponível na mesa do docente ao computador.

2. Recorrer ao sistema de controlo colocado sobre a mesa do docente para ligar/desligar o videoprojetor e a câmara de vídeo e para regular o volume do som.

Dica: Se a imagem do computador não surgir na tela, deve instalar o driver “DisplayLink USB Graphics“, conferindo-lhe as devidas autorizações.


Botão 1
– Liga e desliga o videoprojetor.

Botão 2 – Liga e desliga a câmara de vídeo.

Botões 3 e 4 – Regulam o volume do som.


Dica
: Em sessões híbridas (por exemplo, Zoom, Teams), os microfones e altifalantes dos restantes computadores devem estar silenciados.

 

3. Em sessões híbridas, usar os botões P1, P2, P3 ou P4 para alternar entre quatro cenários de filmagem predefinidos.

Botão P1 – Capta quase toda a sala de aula.

Botão P2 – Capta aproximadamente metade da sala de aula.

Botão P3 – Capta essencialmente o lugar do docente.

Botão P4 – Capta o quadro branco com uma melhor definição.

  1. Clicar no botão “Silenciar / Ativar áudio“, localizado no canto inferior esquerdo da barra de ferramentas dos controlos de reunião.
  2. Próximo do botão “Silenciar / Ativar áudio“, clicar no ícone “seta para cima” e escolher a última opção: “Configurações Áudio…“, para testar os altifalantes e os microfones da sala.

  3. Confirmar que os altifalantes da sala (“T-pod Air Pro Dual“) estão selecionados por omissão e clicar em “Testar alto-falantes“.

  4. Confirmar que ouve um toque de teste nas colunas da sala. Regular o volume deslocando o respetivo botão para a esquerda (diminuir) ou para a direita (aumentar). Para finalizar o teste, clicar em “Interromper”.

  5. Confirmar que os microfones da sala (“T-Pod Air Pro Dual“) estão selecionados por omissão e clicar no botão “Testar Microfone“.

  6. Para iniciar o teste dos microfones, clicar em “Gravação”.

  7. O Zoom inicia a gravação do áudio da sala. Para isso, simular uma apresentação proferindo algumas palavras. Ao fim de alguns segundos, o Zoom reproduzirá o que foi gravado. Durante a gravação pode verificar o nível de entrada. À semelhança dos altifalantes, pode regular o volume de captação dos microfones deslocando o respetivo botão para a esquerda (diminuir) ou para a direita (aumentar).
  8. Fechar a janela das “Configurações”.

Saber + sobre o Colibri/Zoom

  1. Clicar no botão “Iniciar vídeo / Parar vídeo“, localizado próximo do canto inferior esquerdo da barra de ferramentas dos controlos de reunião, conforme necessário, para controlar o seu vídeo.
  2. Próximo do botão “Iniciar vídeo / Parar vídeo“, clicar no ícone “seta para cima” e escolher a última opção: “Configurações Vídeo…“, para testar a câmara de vídeo da sala.

  3. Confirmar que a câmara de vídeo da sala (“Cute 12X AI“) está selecionada por omissão.

  4. Fechar a janela das “Configurações”.

Saber + sobre o Colibri/Zoom

A visão do apresentador do PowerPoint mostra-lhe o diapositivo atual, o próximo slide e as suas notas.

  1. Aceder ao ficheiro PowerPoint.
  2. Selecionar o separador “Apresentação de Diapositivos”.
  3. Selecionar a caixa de verificação “Utilizar Vista do Apresentador”.

  4. Selecionar em que monitor quer apresentar a “Vista do Apresentador”: “Automático”.
  5. Selecione “Partir do Início”ou prima F5.

  6. Aceder à janela da reunião Zoom, maximizando-a.
  7. Clicar no botão “Compartilhar tela”, localizado da barra de ferramentas dos controlos de reuniões.

  8. Escolher a “Tela 2”. ATENÇÃO: Se a apresentação envolver reprodução de conteúdos multimédia (áudio e vídeo) é necessário selecionar a opção “Compartilhar som”, localizado no canto inferior esquerdo.

  9. No final da apresentação, clicar em “Interromper Compartilhamento”.

Saber + sobre o Colibri/Zoom

  1. Aceder ao ficheiro PowerPoint.
  2. Selecionar o separador “Apresentação de Diapositivos”.
  3. Não selecionar a caixa de verificação “Utilizar Vista do Apresentador”.

  4. Selecione “A Partir do Início” ou prima F5.

  5. Aceder à janela da reunião Zoom, maximizando-a.
  6. Clicar no botão “Compartilhar tela”, localizado na barra de ferramentas dos controlos de reuniões.

  7. Escolher o “Powerpoint Slide Show” e clicar em “Compartilhar”. ATENÇÃO: Se a apresentação envolver reprodução de conteúdos multimédia (áudio e vídeo) é necessário selecionar a opção “Compartilhar som”, localizado no canto inferior esquerdo.

  8. No final da apresentação, clicar em “Interromper Compartilhamento”.

Saber + sobre o Colibri/Zoom

  1. Aceder ao ficheiro PDF, usando, de preferência, o Acrobat Reader.
  2. Premir, em simultâneo, as teclas CTRL e L (CTRL+L), para ativar a vista de apresentação.
  3. Clicar no botão “Compartilhar tela”, localizado barra de ferramentas dos controlos de reunião.

  4. Escolher o “PDF” e clicar em “Compartilhar”. ATENÇÃO: Se a apresentação envolver reprodução de conteúdos multimédia (áudio e vídeo) é necessário selecionar a opção “Compartilhar som”, localizado no canto inferior esquerdo.

  5. No final da apresentação, clicar em “Interromper Compartilhamento”.

Saber + sobre o Colibri/Zoom

  1. Clicar no botão “Participantes”, localizado na barra de ferramentas dos controlos de reunião.

  2. Passe o rato sobre o seu nome e clique nas reticências “…”.

  3. Clicar em “Renomear”.

  4. Escrever o seu nome e clicar em “Alterar”.

Saber + sobre o Colibri/Zoom