Academic Works
Atualizado/Updated: 2025-05-21
EN
To be able to register an academic work topic, students must meet the following requirements:
Be enrolled in a Master’s or Integrated Master’s programme with the status “Enrolled”
Be registered in the Dissertation, Project Work, or Internship course unit
Be enrolled in the 2nd year (Master’s) or 5th year (Integrated Master’s)
It is essential that students include the full supervision team during the registration process to avoid cancellation or rejection.
To create and submit an academic work, the student must provide the initial information (Topic title in Portuguese and English) and the supervision team (at least one supervisor is mandatory).
Creating an Academic Work
The student can create an academic work by going to the “Student” section and selecting “Academic Works”.
Then, click “Register”.
Registering the Topic
After creating the academic work, go to the “Topic Registration” tab in the detailed view of the work. Click “Edit” to enter the topic information.
Fill in the topic title in Portuguese(PT) and English(EN). Then click “Save” to confirm the changes.
Adding the Supervision Team
Next, add the supervision team by selecting either:
“Internal Participant”
At this stage, you must upload a PDF document confirming the acceptance of the external supervisor.
De seguida clicar em “Pedir aceitação pelo(s) orientadores”.
Nota: No Fénix+, os estudantes não criam conta de orientadores, mas podem pedir a sua criação.
O aluno é notificado pelo sistema sempre que exista uma rejeição (por parte do orientador na aceitação, dos serviços na comissão científica, ou por falta de elementos na equipa de orientação).
O Aluno após receber a notificação deverá no detalhe do trabalho académico, Clicar em “Iniciar alterações”.
Voltar ao passo de “Adicionar Equipa de Orientação”
Permitir estudante alterar equipa
É permitido ao estudante alterar a equipa de orientação, após aprovação da proposta inicial na CC da escola.
Nota: Se o estudante alterar a equipa de orientação volta ao estado “Pendente de orientadores” enquanto aguarda aceitação.
Iniciar Entrega Sem Pedido de Embargo
No detalhe do trabalho académico, clicar em “Iniciar entrega”
1- No detalhe do trabalho académico, selecionar os separadores com informação em falta e preencher/anexar:
a) Registo de tema;
Título, Tema, Palavras-Chave e Resumo (antigo Abstract) em PT e EN.
b) Declaração de honra e requerimento;
c) Declaração Repositório ISCTE;
Se o estudante escolheu requerer embargo, no estado seguinte do processo deve anexar o requerimento devidamente fundamentado
d) Tipo de Trabalho;
e) Indicar se trata de dissertação ou trabalho de projeto.
Documentos da entrega em formato pdf (Versão final do trabalho final e Curriculum Vitae).
Se a versão final do trabalho final (em PDF) que anexou ultrapassar o tamanho máximo suportado pela ferramenta de deteção de plágio (20 MB), o sistema Fénix irá enviar para a ferramenta de deteção de plágio uma cópia da versão final do trabalho final sem imagens.
a) Vertente gráfica;
Apenas para os estudantes de MIA.
b) Objetivos desenvolvimento sustentável;
O estudante deve selecionar até 3 objetivos ou indicar que não pretende responder.
Clicar em “Submeter entrega”
Iniciar Entrega Com Pedido de Embargo
Seguir todos os passos anteriores de “Entrega Sem Pedido de Embargo”.
No detalhe do trabalho académico, selecionar o separador” Requerimento de embargo” e anexar:
1. Requerimento de embargo
2. Parecer requerimento de embargo de orientador(es)
Clicar em “Submeter”:
Pesquisa de Trabalho Académico
Pesquisa por estudante para consulta do trabalho académico por meio do processo de estudante.
Entrar na funcionalidade:
Entrar no detalhe do trabalho académico.
Entrega de Versão Reformulada
No detalhe do trabalho académico, selecionar o separador “Versão reformulada a entregar” e clicar em “Upload”.
No detalhe do trabalho académico, clicar em “Submeter reformulações”.